Falta de escolas, de atendimento de saúde e outros serviços básicos ofereçam melhores condições de vida para os cerca de 15 mil habitantes. Neste mês em que a entrega das casas às famílias do Residencial Vista Bela (zona norte de Londrina) completa dois anos, um grupo de moradoras sonha e luta por uma vida melhor. Formada em janeiro, a Associação de Mulheres "É hora de viver" tem realizado um levantamento sobre as principais carências e desenvolvido meios para garantir os direitos dessas famílias.
A zeladora Sandra Maria de Souza, uma das primeiras moradoras do bairro, é presidente da associação, que conta com nove integrantes. "A ideia de formar a associação é antiga", conta Sandra, que é responsável pelo sustento da mãe, de um irmão e do filho. "Sem creches e escolas, sem postos de saúde, longe de estabelecimentos comerciais e sem apoio da prefeitura, nos vimos sozinhas, abandonadas e percebemos a necessidade de nos unirmos para corrermos atrás de nossos direitos."
As reuniões da associação são realizadas diariamente em uma salão mantido pelas integrantes. É onde elas recebem os moradores, ouvem as reivindicações e desenvolvem estratégias para atender as necessidades da comunidade.
A associação estuda uma parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohab) para a implantação de uma horta comunitária, que deve ser concretizada até o final do ano. Nos próximos meses, Sandra destaca que o grupo pretende organizar uma série de palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), violência doméstica, higiene pessoal e planejamento familiar, em parceria com a Associação Londrinense Interdisciplinar de Aids (Alia). Também por meio de parcerias, elas planejam a realização de cursos profissionalizantes para as mulheres. Um deles será o curso de manipulação de alimentos, em parceria com a 1ª Regional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.
"Nosso intuito é nos capacitarmos e também profissionalizar outras mulheres que, como nós, não tiveram a oportunidade de estudar e agora precisam ajudar na renda da família ou mesmo sustentá-la sozinha, como é o meu caso", conta a atendente Rita de Cássia Lemos, também integrante da associação, que tem quatro filhos menores de idade.
"É muito importante o que elas estão fazendo por nós, porque além de nos ajudarem com doações de roupas e alimentos, também irão criar meios para que consigamos trabalhar e conquistar o que sonhamos. Isso não tem preço", salienta a dona de casa Andrea Martins.

Leite
Ontem, as integrantes das associação realizaram visitas domiciliares, divulgando o Programa "Leite das Crianças", cujo cadastramento das famílias com crianças de seis meses a 3 anos terá início hoje. O programa que é desenvolvido pelo Governo do Estado atende famílias cuja renda não ultrapasse meio salário mínimo regional per capita.
Segundo a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, o principal objetivo da atividade que será realizada hoje será a implementação do programa e dar orientações para essas famílias sobre o dia que elas poderão retirar o leite, quantas unidades elas receberão (que varia de acordo com o número de crianças na família) e informar a documentação necessária para a retirada do produto. Ela afirmou ainda que a estimativa é que cerca de 500 famílias sejam cadastradas. Atualmente, são distribuídas diariamente, pelo programa, cerca de cinco mil litros de leite na cidade. Além de representantes da prefeitura e da associação, estarão presentes membros da Comissão Especial Pró-Vista Bela da Câmara dos Vereadores e do Comitê Gestor Regional do programa.
Ao longo da próxima semana, as integrantes da associação vão coletar roupas, sapatos e móveis usados, que serão comercializados no Bazar Solidário do Vista Bela, para a manutenção da entidade.

Serviço:
Mais informações sobre como fazer a doação para o Bazar Solidário pelo fone (43) 8442-2869 ou 9632-8192.