VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Cidades
12/09/2017

Morre o advogado e jornalista Mauro Ticianelli

Profissional respeitado, ele foi professor e diretor do Departamento de Direito Público UEL, além de vice-reitor da instituição

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

Arquivo FOLHA
Arquivo FOLHA - Mauro Ticianelli morreu em decorrência de problemas de saúde e foi sepultado nesta segunda-feira em Londrina
Mauro Ticianelli morreu em decorrência de problemas de saúde e foi sepultado nesta segunda-feira em Londrina


Faleceu na madrugada desta segunda-feira (11), aos 77 anos, o advogado e jornalista Mauro Onivaldo Ticianelli. Profissional admirado e respeitado nas funções que exercia, ele morreu em decorrência de problemas de saúde. O velório e sepultamento aconteceram durante à tarde no cemitério Parque das Allamandras.
PUBLICIDADE

Ticianelli trabalhou em Curitiba, no jornal Diário do Paraná, onde conquistou o Prêmio Esso de jornalismo por uma reportagem sobre os jagunços. Chegou em Londrina em 1965 para dirigir o departamento de jornalismo da então TV Coroados, que na época fazia parte da Rede Tupi de Televisão. Também comandou a sucursal do impresso O Estado do Paraná. Foi na cidade que cursou direito, formando-se em 1980 como um dos primeiros alunos da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Na vida jurídica trabalhou como advogado até 1992, quando pediu licença para exercer o cargo de juiz classista na Justiça do Trabalho, em Londrina. Na área acadêmica, foi professor adjunto do departamento de direito público do Cesa (Centro de Estudos Sociais Aplicados), de 1981 a 2006. Foi diretor do centro de 1998 a 2002, além de vice-reitor da universidade. Ainda trabalhou como diretor em uma faculdade particular da cidade.

O advogado e jornalista recebeu, em 2009, da Câmara de Vereadores de Londrina, a Comenda Ouro Verde, maior honraria concedida pelo poder público municipal. Seu trabalho era reconhecido no Rotary Club, onde foi governador e presidente por vários períodos. Há seis anos, foi homenageado pela UEL por ter obtido a maior média entre todos os laureados da instituição em quatro décadas.

Amigo de Ticianelli, Marcos Stricker, vice-chefe de departamento do Cesa, lembra com saudosismo dos mais de 30 anos que conviveu com o amigo. "Ele foi professor e diretor do meu centro, onde o conheci. Era uma pessoa muito dedicada e comprometida no que fazia. Sempre se dispôs em lutar por uma instituição melhor e tinha uma personalidade bem marcante neste sentido", relembra.

Outra característica era o carinho com a família, em especial com os três filhos, que também seguiram o caminho jurídico. "Dois filhos deles trabalham como professores no departamento de direito público e são pessoas que têm muito do pai", afirma Nélia Baristi, chefe de departamento do Cesa. O terceiro filho é juiz. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Paraná, em nota, lamentou a morte de Mauro Ticianelli.
Pedro Marconi
Reportagem Local
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO
TRÂNSITO

PR-445 está bloqueada para conclusão de viaduto em Londrina

Motoristas são orientados a usar desvio pelas marginais para seguir viagem

Quem tem medo da Lava Jato?

Um filme que deveria ser visto por todos os brasileiros

AVENIDA PARANÁ

A súplica de Madre Leônia

Há 42 anos, a santa de Londrina fazia uma oração pelo mundo de hoje

Novo comandante do 5º Batalhão assume cargo em momento difícil

Combater o crescente número da violência em Londrina será o grande desafio do tenente coronel Sandro Alberto Segovia

5º Batalhão completa 50 anos

Solenidade comemorativa foi realizada na sede da unidade, juntamente com a troca do comando

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados