O prazer da aposentada Maria da Conceição dos Santos é levantar todos os dias e admirar a beleza da Praça Germino Nocchelli, que fica em frente à sua casa, e que ela revitalizou com o marido Valdener Cavalcanti.

Tudo começou há nove anos, quando o casal se mudou para o Jardim Santa Alice (zona leste de Londrina). "Naquela época era tudo mato. E como sempre gostei muito de plantas, resolvi começar a cuidar", recorda-se. Hoje, no espaço podem ser vistos inúmeros tipos de plantas. Tudo cercado por caminhos de pingos de ouro.

A recompensa de tanta dedicação é ver pessoas admirando e parando no local para tirarem fotos. "Isso nos deixa bastante felizes, porque não é um espaço meu e do meu marido, isso aqui é de todos. Se todo mundo ajudar a cuidar, vamos ter um lugar bonito para todos", destaca.


No Jardim Leonor (zona oeste), outro bom exemplo de quem se preocupa com o meio ambiente. Só que este mais por necessidade que por beleza. Cansados de verem tanto lixo enfeiando o fundo de vale próximo às suas residências, os moradores Luis Fernando Ferreira e Josielma Borges Cassemiro resolveram colocar as mãos na massa, com a ajuda da comunidade, que contribuiu com os materiais necessários.

Segundo eles, ainda há muita coisa a fazer, mas o que já foi executado deu outra cara ao fundo de vale que antes mais parecia um lixão a céu aberto. O caminho que antes era usado para muitos depositarem lixo ganhou uma cerca de bambu. Os pneus foram usados para cercar o gramado e as árvores que foram plantadas. As mesas, bancos e até as lixeiras foram feitos de materiais reaproveitados.