Moradores do Jardim Monte Carlo (Zona Leste de Londrina) não aguentam mais reclamar do perigo no cruzamento da Avenida José Ventura Pinto com a Rua José Vitinachi Filho. Quem passa pelo local é constantemente surpreendido por buzinas ou frenagens bruscas.
Dener Machado Gonçalves, que há oito anos é proprietário de uma farmácia localizada na esquina das duas vias, já foi testemunha ocular de vários acidentes. ''Já teve um senhor que morreu atropelado aqui e diversos casos graves de acidente. O problema aqui é a alta velocidade. A prefeitura deveria construir uma rotatória no cruzamento'', disse.
O comerciante disse que é comum observar crianças ''quase sendo atropeladas'' quando vão para a escola do bairro. O neto do lavrador Valdemar Antônio Martins foi vítima de um grave acidente. O menino de 8 anos ficou quase um mês internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Universitário (HU) e ainda sofre sequelas do acidente, que aconteceu há dois anos. ''Ele continua indo na psicóloga. Na época ele quebrou a perna e bateu a cabeça muito forte. Aqui é muito perigoso'', comentou.
Só no ano passado, a Delegacia de Trânsito registrou três acidentes naquele trecho, sendo um com vítima fatal. Segundo o diretor de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Alvaro Grotti Júnior, a sinalização do local será reforçada com pinturas e placas, mas nada poderá ser feito além disso por meio da CMTU. ''Qualquer outra medida ali deve ser apresentada pelo Ippul, comentou.
O gerente de Trânsito e Sistema Viário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Hirak Ohara, disse que o órgão já estruturou um projeto para o local há cerca de três anos. ''Aquele trecho é uma reinvindicação antiga dos moradores. O Ippul fez um projeto que visa construir duas baias que darão acesso aos veículos que seguem em direções distintas. Para a construção de uma rotatória ali fica mais difícil pois não tem espaço suficiente'', explicou.