Apucarana - Moradores de Apucarana (Centro-Norte) têm até o dia 8 de março para enviar sugestões, propostas e contribuições para o processo licitatório referente ao serviço de transporte coletivo de passageiros. "Os interessados em participar deverão acessar o Sistema de Protocolo do Município de Apucarana, que funciona no térreo do prédio central, endereçando a contribuição à Superintendência de Trânsito, Transporte e Segurança do Idepplan", informa o prefeito Beto Preto.
A prefeitura prepara o edital de concorrência que vai escolher uma empresa para administrar o sistema em regime de concessão pelos próximos 15 anos. Atualmente, o serviço é prestado pela Viação Apucarana (VAL), através de autorização, que já dura 46 anos, segundo informações do município. A necessidade de uma licitação para o transporte coletivo de Apucarana é discutida desde 2005. "Ouvir o usuário é o melhor caminho para que a licitação seja feita com o máximo de eficiência possível. A hora de contribuir com a melhoria do sistema é agora", afirma o superintendente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana, Carlos Mendes.
A proposta de edital formulada pela prefeitura foi apresentada durante audiência pública realizada no dia 16, na Câmara de Vereadores. "Muitas sugestões foram apresentadas e todas estão sendo apreciadas para, dentro de critérios técnicos, serem ou não acrescentadas ao documento final. Agora, o cidadão tem uma última oportunidade de colaborar com este processo, devendo protocolar sugestões diretamente na prefeitura", explica o superintendente do instituto.