Uraí - Uma briga política deixou os moradores de Uraí (Norte) sem atendimento médico de urgência e emergência desde segunda-feira (17). A administração da Irmandade Santa Casa de Misericórdia da cidade, que estava há dois anos sob intervenção do município, foi devolvida para a irmandade, que alega não ter recursos para gerir a instituição e por isso decidiu fechar as portas do único hospital da cidade. De um lado, o atual prefeito, Sérgio Henrique Pitão. Do outro, o vice-prefeito eleito em outubro, Luiz Marcelo Cazella Correia, provedor do hospital. No centro, os usuários do sistema que têm de lidar com o improviso.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores de Uraí ficam sem hospital
| Foto: Celso Pacheco



Desde segunda-feira, os pacientes que procuram atendimento na Santa Casa de Uraí encontram as portas fechadas e uma faixa logo na entrada informa que o pronto-socorro foi fechado por falta de repasse financeiro da prefeitura. A população é orientada a recorrer ao Centro de Saúde Uzires Portugal, um posto de saúde localizado no centro da cidade e que a prefeitura promete fazer funcionar 24 horas enquanto a Santa Casa estiver fechada, mas que ainda segue atendendo apenas 12 horas.

"Esse posto de saúde não tem estrutura adequada para atender os casos mais graves. É só mesmo para consultas rápidas. Aqui é praticamente uma triagem", disse o eletricista Benedito Carvalho, que esteve nesta terça-feira no local acompanhando o filho que precisava fazer inalação. "Estou passando mal. Fui no posto de saúde e me falaram para eu procurar a clínica (da Mulher). Está difícil desse jeito", reclamou a aposentada Zilda Ana da Silva.(Leia mais na edição de quarta-feira)