Estandes e outras estruturas provisórias no parque são erguidas dias antes da abertura do evento e desmontadas com a mesma velocidade quando tudo acaba
Estandes e outras estruturas provisórias no parque são erguidas dias antes da abertura do evento e desmontadas com a mesma velocidade quando tudo acaba | Foto: Fotos: Anderson Coelho



Na próxima quinta-feira (30) começa a 57ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina e nesta fase o trabalho para deixar tudo em ordem se intensifica. É possível ver caminhões circulando por todos os 17 alqueires do Parque de Exposições Governador Ney Braga (zona oeste) carregando ferramentas e materiais para montagem de estandes. O vai e vem acelerado dos funcionários indica que logo tudo estará pronto para os 11 dias de feira. Entre temporários e efetivados, a organização do evento aponta que são gerados nove mil empregos diretos e indiretos. Essa movimentação extrapola os limites da feira e movimenta o comércio e a rede de serviços do município, incluindo hotéis, táxis, restaurantes, shopping centers e o comércio de rua.

Tradicionalmente a ExpoLondrina mescla diferentes públicos. Existem os produtores rurais, os fornecedores de equipamentos agropecuários, os empresários do agronegócio, os revendedores de veículos e outros produtos, o público de shows e rodeios, as famílias, entre outros. Como todos ficam dentro do parque de exposições por horas a fio, por vezes até dias, para tudo isso é preciso uma boa estrutura.

É aí que entram os estandes e a estrutura provisória do parque, montados dias antes da abertura do evento e desmontada com a mesma velocidade quando tudo acaba. Na manhã de segunda-feira (27), o montador Francis Carlos do Carmo Zanela finalizava a colocação do piso do espaço que receberá os caixas eletrônicos. Ele já finalizou sete estandes no parque para esta edição da exposição. "Eu tenho mais uns cinco estandes para montar que ainda nem comecei. É um trabalho duro, mas vai dar tempo para finalizar. Está dentro do cronograma", calcula.

Zanela conta que trabalha há dez anos como montador de estandes e diz que a parte mais difícil é lidar com a parte bruta. "É montar o piso, bater os tablados e descarregar o caminhão. É bastante cansativo", afirma. Mesmo assim ele diz que é feliz fazendo o serviço. "O segredo está na dedicação e ao amor à profissão. Eu sinto que proporciono alegria para o povo londrinense", aponta. Para Zanela, a profissão de montador também é gratificante porque possibilita conhecer várias partes do Brasil e até fora do País.

Outro montador de estandes que está acelerando nessa reta final é Milton Pereira, que há 14 anos trabalha com montagem de estandes. "Depois que a gente termina a montagem, vem outra equipe e fica responsável pela manutenção da estrutura. O trabalho aqui em Londrina é bem feito e quando vejo o resultado final percebo que foi um grande trabalho realizado pela nossa equipe", declara. Assim que terminar aqui, a equipe segue para Ribeirão Preto (SP), onde realizará a montagem dos estandes da Agrishow. "A gente vai onde a empresa nos mandar montar os estandes. Já fui para o Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Lucas do Rio Verde (MT) e comparando os outros locais com aqui eu vejo que todos os anos a gente é bem recebido por aqui. O pessoal do parque interage bastante com a gente", declara.

Existem também aquelas pessoas que não trabalham no dia a dia, mas que aproveitam o evento para conseguir uma renda extra. É o caso de Fátima Aparecida Evangelista, que trabalha há 12 anos na varrição e limpeza do parque. "Quando não tem exposição eu sou dona de casa. O trabalho aqui ajuda bastante no orçamento de casa", observa. "Ajudo a manter o parque limpo e gosto de deixar tudo bonito para o povo visitar", declara.

O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão, observa que, por causa da exposição, muitas pessoas desempregadas conseguem trabalho temporário e isso ajuda a movimentar a região. "Depois de dois anos estamos tendo um crescimento no nível de emprego e a inflação tem ficado abaixo de 4%. Isso gera otimismo."

SERVIÇO
A ExpoLondrina será realizada de 30 de março a 9 de abril, no Parque Ney Braga. Informações aqui.