Brasília - Cerca de 90% das pessoas terão pelo menos uma crise de enxaqueca ao longo da vida. Quem sofre com as fortes dores de cabeça muitas vezes acaba se automedicando e não procura ajuda médica. Por não buscarem a orientação correta, esses pacientes vivem cercados de dúvidas sobre a doença.
"A enxaqueca é um dos tipos mais comuns de cefaleia. A dor característica é bilateral, localizada de um lado da cabeça, às vezes nos dois. Pode provocar náuseas e vômitos. Além disso, a crise impossibilita simples tarefas do dia a dia, como caminhar, dirigir ou trabalhar", afirma o neurologista Iuberi Zwetsch, do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Ele esclarece o que é mito e o que é verdade acerca do assunto.

- Existem alimentos que pioram as crises de enxaqueca. Verdade.
Certos alimentos podem iniciar ou piorar as crises: gordura, chocolate, chá, café, frituras e alguns temperos. As bebidas alcoólicas, principalmente o vinho, provocam fortes crises de enxaqueca.

- A enxaqueca é sempre hereditária. Mito.
Existem casos de enxaqueca que vêm do histórico familiar, mais isso não é uma regra. Isso é raro e se chama síndrome da enxaqueca hemiplégica familiar.

- Existe uma dieta para enxaqueca. Meia verdade.
Na verdade, a pessoa deve evitar os alimentos que agravam as crises, como por exemplo queijos amarelos, chocolate e bebidas alcoólicas. Por isso, manter uma dieta equilibrada é o ideal.

- A enxaqueca só acontece em adultos. Mito.
Pode ocorrer em qualquer faixa etária, até mesmo em crianças e adolescentes. Algumas crianças têm crises de enxaqueca porque comem produtos com corantes, como biscoitos, salgadinhos temperados e outros.

- Não existem medicações específicas para o tratamento da crise de enxaqueca. Mito.
Existe uma série de classes de medicações utilizadas para o tratamento das crises agudas de enxaqueca, como os ergotamínicos e triptanos. São remédios com diferentes ações farmacológicas, mas, de maneira geral, promovem vasoconstrição cerebral.

- A enxaqueca não tem cura, mas pode ser controlada. Verdade.
Por ser uma doença bioquímica do cérebro transmitida geneticamente, a enxaqueca ainda não tem cura, no sentido real da palavra, mas a pessoa pode controlar com alimentação adequada e com atividades físicas regulares, que ajudam a aliviar o estresse. E também com os medicamentos corretos.

Somente o médico pode dizer qual é a melhor medicação para quem sofre de enxaqueca, mas as crises podem ser reduzidas ao evitar os fatores desencadeantes. É recomendado: beber muita água; comer moderadamente;
descansar, colocando um pano úmido aonde dói; tomar o remédio recomendado pelo médico; e nunca tomar a medicação mais de duas vezes por semana, pois pode piorar as crises.