Curitiba - A médica Nanna de Carvalho Söndahl faleceu na noite de domingo (16) em Curitiba. Ela tinha 101 anos de idade, completados em 28 de junho, e se constituía na médica mais longeva no Paraná e também a profissional com mais tempo de formada: 77 anos.
Nanna nasceu em 28 de junho de 1915 no Rio de Janeiro, então Capital Federal. Aos 11 meses veio para o Paraná com os pais, que se fixaram inicialmente em Paranaguá. Formou-se pela Federal do Paraná em Medicina em 1939. Grande parte de sua vida profissional foi vinculada à saúde pública, mas ela ajudou a formar grupo de enfermeiras para atuar durante a Segunda Guerra. As informações são do Conselho Regional de Medicina do Paraná,
Em 1990, a médica foi homenageada pelo CRM-PR, com o Diploma de Mérito Ético-Profissional por ter completado 50 anos de formada com histórico exemplar. No ano passado, ela foi homenageada pelo Conselho de Medicina, que lhe conferiu um Diploma de Honra ao Mérito pelos 100 anos de idade e 76 de formada. Ela também envolveu-se em muitas ações sociais e de interesse da saúde pública.