A direção da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai e o Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (Calma), da Secretaria Municipal de Saúde, divulgaram ontem os vencedores da II Mostra de Arte do hospital. Mitsuko Izuka, com seu óleo sobre tela ''A mão que embala uma criança'' foi a primeira colocada entre os artistas que levaram 25 obras para o saguão da maternidade. A exposição foi aberta na semana passada e permanece até o dia 28 deste mês.
O trabalho de Mitsuko retrata a nobreza do ato de amamentar. Sobre uma grande e divina mão, ela pintou a imagem de uma mãe com o filho ao seio. Segundo o marido da artista, Catsuo Izuka, que a representou na solenidade, Mitsuko pinta há quase 30 anos e amamentou seus dois filhos. ''Eu sou fã incondicional do trabalho dela'', revelou o marido. Como prêmio, a artista ganhou uma câmera digital e terá sua tela reproduzida em 20 mil cartões telefônicos da Sercomtel, durante a Semana do Aleitamento Materno, que ocorre em agosto.
Em segundo lugar ficou o trabalho ''Energia vital'', de José Rodrigues da Silva, mostrando a silhueta de uma mãe com uma trouxa de roupas na cabeça e o filho nos braços, sendo amamentado. Em terceiro lugar foi escolhida a tela ''Um alimento chamado amor'', de Maria Terezinha de Lima, com a imagem de uma mãe negra. Os dois artistas ganharam respectivamente, uma câmera digital e um aparelho de mp3, além de terem suas obras expostas no hospital.
A comissão julgadora contou com a participação de Lilian Polli de Castro, coordenadora do Calma; Rodrigo Rosseto Avanso, gerente da Maternidade Municipal; Josemary de Arruda Campos, secretária municipal de Saúde; e Fernando Martinez, gestor cultural do Museu de Arte de Londrina. ''Fiquei emocionada quando vi as telas. Todas podem ser consideradas vencedoras'', afirmou Josemary.