Ibiporã - Um cabideiro com roupas queimadas, uma mesa, duas cadeiras, um terço e uma imagem de Cristo. Foi só o que sobrou de tudo o que Maria Marta Gonçalves Jaques e o marido conquistaram durante toda uma vida. Eles moravam de aluguel em uma casa de madeira na Rua Clotário Portugal, na Região Central de Ibiporã (Norte), que foi completamente destruída por um incêndio ontem de manhã.
O fogo começou por volta das 8 horas, e em menos de uma hora já havia consumido tudo. Para conter as chamas e evitar que estas atingissem as casas vizinhas, o Corpo de Bombeiros contou com a ajuda da Samae (responsável pelo saneamento da cidade) e de uma viatura da concessionária da rodovia, que passava pelo local, e chegou inclusive a pedir apoio para a unidade de Londrina.
Segundo informações dos bombeiros, um curto-circuito pode ter sido a causa do incêndio. ''A moradora relatou que teria ouvido alguns estalos na noite anterior. Além disso, essas casas de madeira geralmente têm a mesma fiação de quando foram construídas'', observou o sargento João Carlos Teixeira. Segundo Teixeira, quem mora em casas como essa precisa fazer revisões constantes e em alguns casos é recomendável até a substituição da fiação antiga.
Inconformada, Maria tentava entender o ocorrido. ''Não sei o que aconteceu. Eu estava lá fora varrendo quando algo me disse 'vai no quarto do fundo'. Chegando lá já tava tudo pegando fogo'', relatou, acrescentando que não tem velas em casa e não havia nada no cômodo que pudesse ter provocado o fogo. Ela conta que só teve tempo de acordar o neto, que dormia em outro quarto, e correr para fora de casa. ''Ainda tentei arrastar o sofá, mas meu neto me puxou'', revelou. Nessa hora, seu marido já havia ido trabalhar.
Os três moravam na casa desde fevereiro. ''Queimou a geladeira novinha que eu havia ganhado em fevereiro. Eu nunca tinha tido uma geladeira antes, a antiga era da minha mãe. Perdi tudo o que levei a vida inteira para ter'', lamentou a dona-de-casa.

Serviço - Quem quiser ajudar a família pode telefonar para (43) 3258-0687.