''Agora, a gente tem mais brinquedos para se divertir, tia. O que tinha aqui estava tudo velhinho ou quebrado'', contou Ana Carolina Moura, de quatro anos, enquanto encaixa um tiara de princesa na cabeça. Ela é uma das 80 crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Espaço Criança, localizado no conjunto Guilherme Pires (Zona leste de Londrina), que foram presenteadas ontem com uma brinquedoteca móvel. O presente é resultado do projeto ''Amar e educar'', do Centro Voluntário de Londrina (CVL).
O projeto teve início em agosto deste ano, com o objetivo de reforçar o aprendizado das crianças, com aulas de musicalização e leitura pelo menos uma vez por semana, de acordo com a coordenadora do CVL, Daniele Faria. Durante as atividades, Daniela e outras duas voluntárias trabalham temas como família, meio ambiente e cidadania.
''Nosso foco é o desenvolvimento cognitivo, lógico, corporal, racional, o trabalho em equipe e o aspecto socioafetivo'', destaca Daniela, esclarecendo que foi a partir do início dessas atividades que as voluntárias perceberam a falta de recursos dos professores do CEI para trabalhar com os alunos e a necessidade de uma nova brinquedoteca.
Em parceria com o bar Vila Badoo, as voluntárias do CVL arrecadaram diversos brinquedos e também montaram os ecobrinquedos, fabricados a partir de materiais recicláveis, que fizeram a alegria da criançada. Caixinhas de leite tranformaram-se em dados e fantoches; cds usados incrementaram a vestimenta das personagens; potinhos de iogurte tornaram-se chocalhos coloridos e um conjunto de garrafas pets foi usado para jogar boliche.
''Eu gostei de tudo. Agora vai ficar mais fácil para professora montar as historinhas de fantoches pra gente'', destacou empolgado o garot Adrian Felipe de Melo, de 5 anos.
Otimista com a entrega da brinquedoteca móvel e ao mesmo tempo preocupada com a situação pela qual a CEI está enfrentando, a diretora do centro, Ulany Gomes Santos, disse esperar que as doações sejam um incentivo a mais para alunos e professores lidarem com as dificuldades. As paredes das salas de aula estão repletas de rachaduras e com a pintura toda descascada; parte do piso, das telhas e os brinquedos do parquinho estão quebrados e algumas fechaduras das portas não funcionam.
''Fora isso tem a questão financeira. É um esforço muito grande para conseguir fechar a conta todos os meses. O dinheiro que recebemos por cada criança mal dá para os gastos e ainda tem o salário do professores'', mencionou Ulany.
Filantrópica, a CEI tem convênio com a prefeitura e recebe cerca de R$ 130 por mês para o atendimento de cada criança. As despesas com compra de materiais de limpeza e pagamento de água e luz, entre outras, são realizados por meio de promoções.
O CEI Espaço Criança funciona há 17 anos no conjunto Guilherme Pires. Atualmente, são atendidas 88 crianças, de 1 a 5 anos, de vários bairros da zona leste, em período integral. São oferecidas aulas de música, teatro, desenho, leitura e contação de histórias e atividades com a horta, tudo atrelado aos temas levantados pelos professores de acordo com a idade de cada criança, como convívio em família e respeito ao próximo.
Serviço: O Centro de Educação Infantil Espaço Criança fica na rua Antonio Eleutério Naves, 156. Mais informações pelo fone (43) 3337-5888.