Nesta sexta-feira (23), Londrina será sede do 1º Encontro Municipal de Capacitação do Fórum LGBT: violências de gênero na educação e na sociedade e a importância da saúde integral e prevenção às DST, HIV e Hepatites Virais. A abertura do encontro será às 19 horas, no auditório da APP Sindicato, que fica na Avenida Juscelino Kubitscheck, 1.834.

Os trabalhos começam sexta-feira com a palestra sobre "Mapa da violência de gênero e direitos humanos", ministrada por Leandro Fazano, da comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Londrina) e Ministério Público. As inscrições para participar podem ser feitas na hora e local do evento.

Já no sábado (24), a partir das 8 horas, haverá recepção do público, e, em seguida, apresentações artísticas. A partir das 9h15, serão realizados debates sobre "Saúde integral e prevenção das DST, HIV e Hepatites Virais, com Leandro Fazano; "As especificidades da saúde da mulher lésbica e bissexual", com Luana Molina e Débora Anhaia de Campos; e sobre "Transexualidade", com o professor doutor da Unesp, William Siqueira Peres e Herbert Proença Lopez.

Após o almoço, a partir das 14 horas começam as oficinas sobre "Um olhar sobre a realidade enfrentada pela mulher lésbica e bissexual diante de uma sociedade machista", com Luana Molina e Débora Anhaia de Campos; "A saúde no universo do homem gay e do homem que faz sexo com homem", com Leandro Fazano; "Compreendendo a transexualidade", com o professor doutor William Siqueira Peres e Herbert Proença Lopez.

No dia 25 de setembro, às 9 horas, será realizado o "Workshop: identificação dos 8 pontos para a defesa pessoal, com o instrutor de Kung Fu, Shifu Gabriel Muniz. Às 9h45, haverá uma audiência pública com a participação da Comissão de Promoção da Igualdade Racial e de Minorias; Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres; Ministério Público; Poder Legislativo e Segurança Pública.

O evento é uma realização do Ylê Axé Opó Omim I (Núcleo Renafro de Londrina) e do Fórum LGBT de Londrina e conta com o apoio da Prefeitura de Londrina, governo estadual, APP Sindicato, Coordenação Estadual DST/Aids e Rede Mulheres Negras do Paraná. Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook do evento.