Na batalha para reduzir os casos de dengue, Londrina obteve uma vitória importante. Pela primeira vez desde 2013, a cidade apresentou índice de infestação predial abaixo do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que deve estar inferior a 1%. Foi o que apontou o resultado do 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2016, que apontou uma queda para 0,3%. A divulgação aconteceu na sexta-feira (12).

Com isso, o município deixa o estado de alerta epidemiológico, decretado há seis meses por conta de acentuada elevação do número de casos da doença. Em comparação com o último levantamento, realizado nos meses de abril e maio, houve redução de 85%. Naquela época, o índice de infestação atingiu 2%. No primeiro LIRAa do ano, em janeiro, o número chegou à casa dos 8%. Em 2015, no período do terceiro levantamento, o resultado foi de 1,6%; 1,0% em 2014; e 1,1%, em 2013.

O secretário de Saúde de Londrina, Gilberto Martin, reforça que o fato de o índice ter caído consideravelmente e feito a cidade sair do estado de alerta epidemiológico em pouco, ou quase nada, deve mudar as estratégias do município e da população em relação ao combate ao mosquito transmissor. "Estamos numa situação de maior tranquilidade em relação ao risco de ocorrência da doença com a intensidade que ela estava acontecendo anteriormente. O fundamental é não baixar a guarda", pediu.

Martin atribui a queda na infestação à série de ações desenvolvidas pelo município nos últimos meses. O clima frio, e com poucas chuvas, também ajudou. Porém, por algumas vezes durante a coletiva de apresentação do LIRAa, o secretário apontou para a necessidade de se manter o cuidado redobrado. "Há muito tempo que Londrina não tinha esse índice. O grande desafio agora é manter. Temos que continuar firmes nas ações de combate ao mosquito", cobrou.

Os números do LIRAa deixaram preocupado o borracheiro Jerri Adriano, principalmente no que diz respeito ao bairro onde mora, o Jardim Paris (zona norte). O local apresentou o segundo maior índice de infestação – 4,44% - atrás apenas do Jardim Quati (centro), que teve 33,33% dos imóveis com focos identificados. "Fico com medo, porque tenho crianças em casa", contou. No caso dele, o perigo mora dos dois lados, onde estão dois terrenos vazios – num deles está sendo construída uma casa. "Sempre aparecem muitos copinhos descartáveis e eu tiro todos. Agora vamos redobrar a atenção e cobrar os vizinhos também", prometeu.

O secretário pediu a colaboração da população que vir cidadãos jogando lixo, restos de materiais de construção, entre outros objetos em fundos de vale, para que denunciem a situação. A população pode ligar para o telefone 0800-4001893, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou na Guarda Municipal pelo 153 e na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Em Londrina neste ano foram registradas 13.219 notificações, sendo 4.176 casos confirmados. Outras 6.385 ocorrências foram descartadas e 2.658 estão em andamento aguardando os resultados de exames de laboratório.