Localizado na zona oeste de Londrina, escola tem cerca de 300 estudantes
Localizado na zona oeste de Londrina, escola tem cerca de 300 estudantes | Foto: Marcos Zanuto



Está em estudo a implantação em Londrina do primeiro colégio da Polícia Militar do Paraná no interior. Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE), Lúcia Cortez, a ideia existe desde 2011, quando foi cogitado que o Colégio Estadual Barão do Rio Branco (Jardim Petrópolis, zona sul) recebesse a unidade. O espaço, no entanto, foi considerado pequeno. Uma nova vistoria foi realizada há três meses por integrantes da PM e foi apontado que o Colégio Estadual São José, no Jardim Leonor (zona oeste), reúne as condições necessárias. Desde então foram realizadas reuniões com a direção da instituição londrinense, pais e comunidade do bairro.

Leia Mais:
Disciplina militar na parte pedagógica

"Como possui uma estrutura excelente e muito grande, agradou a Polícia Militar", resume Cortez, explicando que a concretização da proposta depende de autorização do governo estadual para ceder o colégio para a PM. Ela informa ainda que a escolha da unidade em uma região de baixo poder aquisitivo e que vinha sofrendo um processo de degradação não foi o fator determinante. Porém, essa situação acabou ganhando peso depois de ouvir o relato de moradores sobre a possibilidade de valorização da área caso o São José seja transformado em um colégio militar.

Sobre como seria o ingresso na nova unidade, a chefe do NRE explica que a divisão percentual ainda não foi definida. "No colégio de Curitiba a cota das vagas é de 30% para filhos de policiais e 70% universal, escolhidos por processo seletivo semelhante a um vestibular. Aqui já sabemos que haverá cotas para filhos de policiais e para moradores do entorno da escola e o restante será destinado à cota universal", explica. Atualmente o colégio possui cerca de 300 alunos.

Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, o projeto de implantação do colégio em Londrina ainda está na fase de estudos. Segundo o deputado Tiago Amaral, um dos incentivadores da proposta, a instalação do colégio da PM está bem perto de ser concretizada. "Queremos que o Colégio São José comece 2018 já como Colégio da Polícia Militar."

O conselheiro da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do São José, Irineu Marques da Silva, afirma que a possível mudança para uma unidade militar foi bem recebida pela comunidade. "Os representantes da PM vieram aqui para ministrar palestra e a aceitação foi ótima." Um dos motivos é o fato de a unidade em Curitiba possuir uma das maiores médias do Estado no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – 6,8. A média estadual é de 4,6. Ele afirmou que o próximo passo é uma possível visita da comunidade local ao colégio da PM em Curitiba. A presidente a APMF do Colégio São José, Elaine Maria Azevedo, afirma que a ideia de ter um colégio com a disciplina mais rígida lhe agrada.

Os alunos também já foram comunicados. A diretora Rosa Maria Tanios Yatsu relata que informou a classe estudantil sobre a possibilidade e disse que vários deles manifestaram dúvidas sobre o seu funcionamento, como a permanência deles e o uso de uniforme.