O Movimento pela Paz e Não-Violência Londrina Pazeando promove, segunda-feira (24), às 14, o lançamento da 10ª edição do Livro Londrina Pazeando, no saguão da Prefeitura de Londrina. O tema do livro é o 5º Objetivo do Milênio "Vamos ajudar a saúde das gestantes e nascer em 2012 numa cultura de paz". A obra reúne uma coletânea de textos e desenhos de autoria de alunos, pais e professores de educação básica de escolas municipais, estaduais e privadas.

O trabalho realizado nas escolas do município tem por objetivo desenvolver no aluno a educação para a paz. O projeto é uma realização do programa "A Paz nas escolas". Nesta edição participaram 36 escolas, sendo 19 municipais, oito estaduais e nove particulares. Foram produzidos 500 exemplares. A publicação foi distribuída em escolas e bibliotecas de Londrina e região.

O 5º Objetivo do Milênio "Vamos melhorar a saúde das gestantes e nascer em 2012 na cultura de Paz" faz parte dos Oito Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil conhecido como Oito Jeitos de Mudar o Mundo. A meta da ONU é reduzir drasticamente a mortalidade materna nos países.

No Brasil, a gestação é uma das principais causas de óbito entre as mulheres em idade reprodutiva. Segundo especialistas, até 85% dos falecimentos poderiam ser evitados se houvesse assistência obstetrícia em momento oportuno a todas as mulheres.

A solenidade, considerada um ato cívico, faz parte da programação da 12ª Semana Municipal da Paz realizada pelo Conselho Municipal da Paz e Movimento Pela Paz e Não-violência Londrina Pazeando, em parceria com entidades e empresas do município.