Vinte e duas lixeiras foram instaladas na Rua da Canoagem, no entorno do Lago Igapó 1 (zona sul de Londrina). O trabalho foi realizado na manhã desta quinta-feira (19) por uma equipe da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). As próximas ações devem ser feitas nas avenidas Juscelino Kubitschek e Tiradentes e na Rua Senador Souza Naves, entre a JK e a Avenida Bandeirantes.

Segundo o gerente de Limpeza da CMTU, Álvaro do Nascimento, a região em que o trabalho foi realizado (entre barragem e a base da Guarda Municipal ) registra grande circulação e aglomeração de pessoas, principalmente aos fins de semana. "Às segundas-feiras, a quantidade de lixo espalhada no chão era muito grande. Em muitos casos, os cidadãos até tentavam depositar os resíduos no local correto, mas as lixeiras não davam conta e acabavam transbordando", observou.

Nascimento observa que naquela região a quantidade de lixeiras era insuficiente e muitos cestos estavam danificados devido à ação de vândalos. Segundo ele, além de facilitar as atividades de limpeza por parte dos trabalhadores, a implantação visa incentivar que os detritos sejam depositados no lugar correto, já que as lixeiras maiores contêm a frase "jogue aqui o seu lixo", escrita na cor vermelha para chamar atenção.

As lixeiras foram confeccionadas reaproveitando latas de tintas usadas na pintura de vias e antigas placas de sinalização que foram inutilizadas nas ruas por causa de ações de vandalismo, colisões e outros acidentes de trânsito. Cada par de lixeiras, entre mão de obra e os trabalhos de serralheria, pintura e instalação, custa à CMTU cerca de R$ 80, valor que poderia ser bem maior caso o investimento fosse em recipientes produzidos de outra forma ou adquiridos por meio de licitação.

SERVIÇO
As solicitações de atendimento à CMTU podem ser feitas por meio do Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC) , pelo fone (43) 3379-7900. O atendimento ocorre de segunda sexta-feira, das 8 às 17 horas.