Cianorte - A Brigada Florestal realizou recentemente uma limpeza geral no entorno do Parque Cinturão Verde, em Cianorte (Noroeste). De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente (Semma), José Ícaro Monteiro Maranhão, o despejo irregular de lixo na região é um dos principais problemas. ''Mensalmente são recolhidas quatro toneladas de todos os tipos de resíduos domésticos. A ação feita nas últimas semanas foi a segunda do ano, e foi necessária para manter o nosso parque em boas condições.''
Criado em 28 de abril de 2000, o parque é uma unidade de conservação de proteção integral composta por 313 hectares de Mata Atlântica. O parque circunda toda a cidade abrigando animais silvestres.
O secretário ressalta que a população precisa se conscientizar de que há lugares específicos para a destinação de resíduos. Segundo a Semma, restos de limpezas domiciliares, objetos e móveis devem ser depositados em terreno específico, próximo ao Portal da Moda. Lixos eletrônicos (TV, microondas, celulares, computadores etc.) são recolhidos todas as quintas-feiras no Viveiro Municipal (fundos da UEM), região onde está também a Usina de Compostagem, para onde podem ser encaminhados os lixos provenientes de limpezas de jardins.
De acordo com a Lei 9.605/98, causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoque a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora é crime. Denúncias sobre podem ser feitas pelo fone (44) 3631-6463 (Semma) ou 3637-3439 (Polícia Ambiental).