Londrina - Enquanto a maioria dos adolescentes aproveita as férias de janeiro para descansar, alguns estudantes embarcam para o exterior para aperfeiçoar outro idioma e conhecer culturas. A procura por intercâmbio cresce em ritmo acelerado no Brasil e abrange cada vez mais o público com idades entre 11 e 17 anos. Este é o caso da londrinense Marianne Kudo, de 16 anos, que decolou no sábado com destino a Oxford.
A estudante vai passar três semanas na Inglaterra. Os dias serão divididos entre o estudo da língua inglesa e passeios turísticos nos horários vagos. Além de Oxford, o programa inclui visitas a Londres e Cambridge. Marianne também vai passar uma semana em Paris. "Fiz duas viagens para o Estados Unidos, agora quero me familiarizar com o inglês britânico e com o estilo de vida europeu", contou. Ela viajou com um grupo de 15 adolescentes de todo o Brasil.
Segundo Marianne, cada estudante foi submetido a uma prova que avaliou o nível de conhecimento do Inglês. Com seis anos de estudos no Brasil, ela foi bem avaliada no idioma e integra o grupo avançado. Marianne reconhece que as aulas são fundamentais, mas destaca a importância da vivência no país. "É a oportunidade de conversar, colocar em prática o conteúdo aprendido nas salas de aula", enfatizou.
Outra estudante de Londrina que optou por viajar para o exterior é Yuna Cunha Lemes, de 15. Ela embarcou ontem, vai passar quatro dias em Paris depois segue para três semanas em Southbourne, litoral sul da Inglaterra. "É minha primeira viagem internacional e um sonho realizado", comemorou. A mãe, Fabiane Cunha, disse que a viagem é um presente para recompensar o bom desempenho da filha nas aulas de inglês. "Hoje essa oportunidade está acessível, então resolvemos investir no futuro dela", contou.
Juliana Pelarim, consultora da Agência CI em Londrina, conta que a procura por adolescentes triplicou nos últimos três anos. Segundo ela, a agência forma 30 grupos com 30 estudantes por ano no país. "Os jovens estão tendo a consciência que em vez de só passear podem adquirir conhecimento com um investimento parecido", contou. Segundo ela, os destinos mais procurados pelos jovens são Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.
Além destas opções para programa de férias escolares, as agências também oferecem vários outros destinos. A gerente da Experimento Intercâmbio Cultural de Londrina, Carolina Catarin, conta que existem 12 opções na agência. "Temos opções para as línguas espanhola, inglesa, francesa, alemã, enfim, uma infinidade. São escolas conceituadas e em locais deslumbrantes", listou.
De acordo com a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), 175 mil brasileiros procuraram agências de intercâmbio para estudar em outros países em 2012, mais que o dobro registrado há cinco anos. Os dados do ano passado ainda não foram fechados, mas somente em outubro 23 mil brasileiros estavam viajando em intercâmbio pelo mundo.
As agências ressaltam que os estudantes viajam com acompanhamento de um líder brasileiro, garantindo aos pais mais tranquilidade. "É a melhor forma do adolescente aprimorar um novo idioma com segurança. A hospedagem nas casas de famílias colabora para o amadurecimento e garante ainda mais experiências sociais para os jovens", aponta Carolina.