Quem anda de ônibus com frequência está acostumado ao barulho do motor, buzinas, freadas e conversa entre os passageiros. Na tarde de ontem aqueles que passaram pelo Terminal Urbano Central de Londrina ou embarcaram nas linhas 108 (Albatroz), 111 (Conjunto Eucaliptos) e 109 (Rodoviária) tiveram uma viagem diferente com música ao vivo e de ótima qualidade.
A novidade faz parte do Festival de Música de Londrina, que levou ao Terminal e às linhas de ônibus o grupo ''Entre nós'', formado por alunos e ex-alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O repertório composto por Música Popular Brasileira encantou todos que acompanharam as apresentações.
O grupo começou a cantar às 14 horas em um dos corredores do terminal e em pouco tempo chamou atenção de quem passava pelo local. ''Acho muito bonito. É a primeira vez que me deparo com música aqui. Melhora muito o ambiente e deveria ser mais frequente'', disse a auxiliar administrativa Camila Dionísio.
Para o professor do grupo ''Entre Nós'', Jailton Santana, o maior desafio de se tocar no Terminal é o barulho. ''Um grande diferencial desta apresentação é que geralmente as pessoas vão até onde estamos, neste caso nós viemos até o público que não estava esperando esta apresentação'', disse. ''Tivemos muitas manifestações positivas das pessoas'', completou.
Músicas de Toquinho, Djavan e outros compositores brasileiros fizeram o percurso do ônibus se tornar mais agradável. Entre os passageiros via aqueles que aproveitavam o ''sacolejo'' do veículo para embalar a música, outros batuvacam e até arriscavam acompanhar o grupo cantando baixinho. Para o designer Wellington Werner os festivais de Londrina valorizam a cidade. ''Estou indo para o Aeroporto e quando entrei no ônibus me deparei com os cantores. Acho que música é sempre bom e ao vivo é melhor ainda'', disse.
Entre uma parada e outra o cobrador Galileu de Souza ''esticava os ouvidos'' para ouvir melhor as canções que vinham do fundo do coletivo. ''Nunca trabalhei em um ônibus com música ao vivo, mas acho ótimo por que reduz o stress do trabalho. Deveria ter mais vezes e com música variada'', sugeriu.
Quem pegou o ônibus no meio do trajeto estranhou a cantoria. ''Pensei que tinha entrado no ônibus errado'', disse a dona de casa Maria Helena Tomoi. ''Acho bacana esse som. Este caminho sempre é muito silencioso, agora ficou mais alegre. O grupo canta muito bem'', afirmou ela. A aprovação também veio do aposentado João Batista Gomes, que estava indo para o Posto de Saúde do Jardim Califórnia. ''Pego todos os dias esta linha e hoje tive uma surpresa muito agradável ao encontrar estes cantores. Meu dia vai continuar mais feliz a partir de agora'', garantiu com o sorriso aberto.
A diversão foi garantida não apenas para os passageiros mas também para os integrantes do grupo. ''Foi uma apresentação diferente, é inusitado cantar no ônibus mas é gostoso'', disse a cantora Giovanna Lucas. Ela afirmou que algumas músicas do repertório eram antigas justamente para agradar o público mais velho. ''Vimos algumas pessoas batucando e curtindo as músicas. Foi uma apresentação marcante.''
Serviço - Hoje haverá novas apresentações de música no terminal e nos ônibus. O grupo estará no Terminal Urbano Central às 14 horas, embarca na linha 407, depois na linha 408 e, por último, na linha 502. Às 16h20 haverá uma última apresentação no Terminal Ouro Verde. Mais informações sobre o festival no www.fml.com.br