Foz do Iguaçu - Pelo terceiro ano, a Itaipu vai aderir ao Outubro Rosa usando as cores da campanha no espetáculo Iluminação da Barragem. A instalação em parte dos 747 refletores e 112 luminárias no paredão já começou a ser feita nesta semana para, a partir de sexta-feira (30), ganhar os tons da campanha da luta contra o câncer de mama no mundo inteiro.

Outros ícones mundiais, como a Torre Eiffel, em Paris, a Estátua da Liberdade, em Nova York, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, levarão a mesma mensagem durante o mês inteiro.

A Iluminação da Barragem é uma das atrações oferecidas aos visitantes de Itaipu, normalmente às sextas-feiras e sábados, às 20 horas. No horário brasileiro de verão, elas ocorrem às 21 horas. Este ano, o adiantamento dos relógios em uma hora acontecerá no próximo dia 16.

A adesão à campanha é uma iniciativa binacional, brasileira e paraguaia. Cerca de 20% das quase mil lâmpadas utilizadas no espetáculo são substituídas para chegar ao tom rosa. A Itaipu também deve iluminar o Portal do Conhecimento, da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila), próximo à Barreira de Controle, na entrada da usina.


O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo (atrás apenas do de pulmão), o câncer de mama é o mais comum entre mulheres, mas pode ser prevenido. A mamografia é o exame ideal para detectar a doença. Esse tipo de câncer também acomete os homens. A prevenção, o diagnóstico e o tratamento são os melhores caminhos para a cura.

Não existe uma causa única para o câncer de mama. Ele é mais comum em mulheres (apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens) e tem na idade um dos mais importantes fatores de risco para a doença. Cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas de 5% a 10% do total de casos da doença.

Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis, como praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.