O designer gráfico Gilmar Junior e a dona de casa Flávia Cunha nunca encararam como um "peso" o fato do filho Ítalo, de 8 anos, ter sido diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista. Há dois anos, para guardar para a posteridade alguns momentos de interação entre ele e o irmão mais novo, Otávio, 5, eles criaram o canal Otávio Show. Quando um vídeo de Otávio explicando sobre como se relaciona com o irmão viralizou na internet, os pais perceberam que as redes sociais estavam carentes de informações menos técnicas e mais emotivas sobre o assunto.

Ítalo e Otávio: amor e aceitação
Ítalo e Otávio: amor e aceitação | Foto: Arquivo pessoal



Hoje eles mantém o canal, uma página no Facebook e um perfil no snapchat. "A maioria das pessoas que interagem querem saber mais sobre a rotina no Ítalo porque possuem alguém muito próximo com diagnóstico de autismo", contam, acrescentando que há muitos profissionais que passam informações importantes nas redes sociais. "Percebemos, porém, que pouca gente falava sobre amor e aceitação", dizem.

Os filhos, segundo os pais, "amam" fazer os vídeos. "O Ítalo gosta tanto que já tenta interagir, fazer os gestos. Para eles é prazeroso e divertido", avaliam. Apesar de Otávio ainda não ter plena consciência sobre o alcance do canal, já aprendeu a importância de falar sobre cuidar e estar junto. "O canal ajudou inclusive a interação entre os dois", contam.
Flávia e Gilmar pretendem transformar o Otávio Show em uma ferramenta educativa, com cartilhas e exibição em escolas. "Autismo não é uma sentença, é um espectro que faz parte do nosso filho, mas ele é muita mais que autista." (C.A.)

Assista aos vídeos do canal: