Sinalização na avenida dos Expedicionários, que dá acesso ao Jardim Botânico, foi instalada no fim de semana
Sinalização na avenida dos Expedicionários, que dá acesso ao Jardim Botânico, foi instalada no fim de semana | Foto: Gina Mardones


O Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) começam a testar um novo modelo de intervenção viária para reduzir a velocidade do tráfego em algumas ruas da cidade. As chicanas, desvios que obrigam os veículos a interromperem a trajetória em linha reta, já foram instaladas na avenida dos Expedicionários, que dá acesso ao Jardim Botânico (zona sul), e serão colocadas também em outras duas ruas naquela região, na rua Sebastião Antonio Souza Callero, nas Chácaras Mussahiro, e na rua Vila-Lobos, no Vale dos Tucanos, onde os próprios moradores irão arcar com os custos de execução do projeto.

Na avenida dos Expedicionários, duas chicanas de cada lado da pista foram instaladas no último final de semana a uma distância de cerca de 800 metros entre elas. Na manhã desta terça-feira (20), a FOLHA esteve no local. Nos cerca de 30 minutos em que a reportagem permaneceu na via, os poucos veículos que passaram por lá reduziram timidamente a velocidade no trecho modificado. "A sinalização é necessária porque tem excesso de velocidade aqui. Tem muita gente que vem para cá para disputar rachas. Acho que essa sinalização que colocaram deu uma melhorada, não vi ninguém passando direto, mas não acho que vá resolver o problema, que é mais de educação dos motoristas", disse o aposentado Ricardo Matias.

Na rua Sebastião Antonio Souza Callero, que corta o Parque Ouro Branco, o tráfego é intenso nos horários de pico – no início da manhã e no final de tarde -, segundo os moradores. "Parece uma pista de corrida", comparou o aposentado Sérgio Capalbo, que vive na região há quatro anos e diz que desde que se mudou para o local as intervenções na via já eram uma reivindicação dos moradores. "Essa rua só vai e a Madre Enriqueta Dominici (paralela) só vem e os motoristas abusam da velocidade. Essa é a via mais rápida para quem vem do Ouro Branco e quer chegar à Dez de Dezembro. Acidentes são comuns. Já teve até motociclistas que morreram", comentou. "O pessoal aproveita que é uma rua reta e vem embalado", acrescentou o aposentado João José Torres.


No Vale dos Tucanos, os cerca de 40 moradores da rua Vila-Lobos se uniram e vão arcar com os custos da instalação das chicanas. A intervenção viária deverá custar em torno de R$ 8 mil. "A rua não tem muito tráfego, mas tem pessoas que vêm de fora, que não moram no bairro, que andam em alta velocidade, expondo os moradores e outros pedestres a riscos. Vimos a necessidade da redução da velocidade, fomos até o Ippul para solicitar um estudo e eles indicaram as chicanas", explicou o responsável pela Associação de Moradores da Rua Vila-Lobos, Fernando Daher.

A instalação das chicanas já começou. O projeto será executado por uma empresa que presta esse tipo de serviço à Prefeitura de Londrina e a expectativa é de que a obra seja concluída até o meio da semana que vem. "Deve resolver o problema porque aqui os carros passam em alta velocidade", disse o porteiro da Associação Cristã de Moços do Brasil, Cláudio Campeão.

MONITORAMENTO
"A CMTU observou a necessidade de intervenções para redução de velocidade em algumas vias que não fossem radar e lombada. Na avenida dos Expedicionários, solicitamos ao Ippul uma intervenção e o instituto sugeriu as chicanas. Vamos monitorar para ver a questão do resultado e se as chicanas são viáveis ou não. O mesmo será feito com o Vale dos Tucanos", disse o diretor de Trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco. "Nossa preocupação primária é com a redução dos acidentes, principalmente dos acidentes fatais."

Além das três vias na zona sul, Pacheco informou que a CMTU já observou a necessidade de intervenções também na rua Bento Munhoz da Rocha Neto, no Parque Guanabara (zona sul). A companhia fez um apanhado de dados sobre o tráfego e constatou, entre outras coisas, que a velocidade dos veículos na via ultrapassa os 100 km/h. "Pretendemos transformar aquela rua em uma 'rua calma'. Sugerimos que fosse feita na via uma intervenção no estilo slalom (tornando a pista sinuosa) para reduzir a velocidade porque é uma rua muito usada para lazer nos finais de tarde e nos finais de semana. Não é só colocar chicanas. Também queremos deixar a rua mais bonita, melhorando a arborização e colocando floreiras", destacou Pacheco.