Segundo o sindicato da categoria, Londrina tem 389 veículos regulamentados
Segundo o sindicato da categoria, Londrina tem 389 veículos regulamentados | Foto: Gustavo Carneiro



Taxistas de Londrina que procurarem o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) para realizar a verificação anual do taxímetro devem se atentar para uma mudança. Por determinação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o boleto de pagamento para a realização do procedimento deve ser quitado antes do dia da verificação, diferentemente dos anos anteriores. A taxa é de R$52,18.

"No ano passado, uma parte dos motoristas não pagou a tarifa. Eles guardavam, colocavam em algum lugar e esqueciam, acabavam não arcando com o pagamento. Devido a esse histórico, agora tudo foi antecipado, mas não foi só para eles, foi para todos os serviços do Inmetro", afirmou o gerente regional do Ipem, Marcelo Trautwein. O boleto de pagamento deve ser retirado no Ipem com até 72 horas de antecedência ao dia de verificação de cada carro, dependendo do final da placa.

A data de verificação dos carros será feita pela numeração final das placas. No dia 4 de dezembro, veículos cujas placas com os números finais 1 e 2 serão inspecionadas. No dia 5 será a vez dos carros com placas de final 3 e 4. No dia 6 será feita a verificação dos carros com placas de final 5 e 6. Já no dia 7 de dezembro é a vez das placas com numeração final 7 e 8. As placas de final 9 e 0 serão inspecionadas no dia 8 de dezembro.

Segundo o Sindicato dos Taxistas de Londrina, são 389 veículos regulamentados na cidade, mas com dificuldades em arcar com as taxas e com as documentações para manter o funcionamento das frotas. "É mais difícil para o taxista [o pagamento antecipado da taxa], está ficando cada vez pior. Antes era tudo na hora; agora, em vez de melhorar estão dificultando, justamente em um momento de crise. Não tem cabimento nós pagarmos um documento antes para depois irmos atrás de outro documento", reclamou Antonio Pereira, presidente da entidade.

A verificação periódica dos taxímetros coincide com o recadastramento anual dos táxis feito pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina). O prazo para a regulamentação junto ao município terminou nesta terça-feira (28) e do total de 382 taxistas, 255 compareceram. "Nós tentamos contornar a situação para ninguém perder a licença. Geralmente [o prazo] prorroga mais um pouco mais por causa de problemas de taxistas não conseguirem ganhar dinheiro", afirmou Pereira.

A CMTU informou, por meio da assessoria, que o prazo não será prorrogado. Agora, a companhia irá analisar os documentos, podendo renovar ou não a autorização do interessado. Os profissionais que não compareceram deverão ser notificados.