VOLTAR PARA HOME
Continue tendo acesso ao conteúdo da Folha
   ou   
Cadastre-se pelo Facebook
para ter acesso ao melhor conteúdo do Paraná
VOLTAR PARA HOME
Olá
Assine já para continuar a ler a Folha de Londrina.
Para identificá-lo como assinante, precisamos do seu email e CPF.
VOLTAR PARA HOME
Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante Já sou assinante
Cidades
10/08/2017

Inscrições para o vestibular da UEL começam nesta quinta

Universidade oferta 2.482 vagas em 53 cursos de graduação

QR Code
Enviar por Email
Compartilhar
Twettar
Linkedin
Fonte
Comunicar erro
Ler depois

A Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) começa nesta quinta-feira (10) a receber as inscrições para o Vestibular 2018, que acontece em duas etapas. A primeira fase será realizada em 29 de outubro e a segunda nos dias 3 e 4 de dezembro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site até 11 de setembro. A expectativa da instituição é que 23 mil candidatos se inscrevam no concurso.
PUBLICIDADE

Leia Mais:
Cursinho da UEL transforma aulas em oportunidade

A universidade vai oferecer 2.482 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, sendo que outras 598 vagas serão disponibilizadas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A coordenadora da Cops, Cristiane Medina, ressalta que neste ano houve alterações no número de vagas ofertadas no vestibular em função do Sisu. Para alguns cursos a quantidade de vagas aumentou enquanto em outros, diminuiu.

Psicologia, por exemplo, transferiu dez vagas do Sisu para o vestibular e no concurso vai oferecer 60 vagas no lugar das 50 de anos anteriores. Direito fez o contrário, destinou cinco vagas do curso vespertino para o Sisu, reduzindo de 80 para 75 as vagas ofertadas no vestibular. O mesmo fez o curso de agronomia, que de 60 ficou com 55 vagas para o vestibular em razão do aumento de cinco vagas para o sistema unificado. "Os colegiados dos cursos é que decidem quantas vagas vão ofertar para o Sisu", explicou a coordenadora. O número de vagas disponibilizadas por cada curso no vestibular pode ser consultado no Manual do Candidato, disponível no site da Cops, clicando em "Mais Informações" no item "Vestibular 2018".

Medina alerta também que quem quiser concorrer às vagas remanescentes com as notas do Enem deve fazer o Exame Nacional do Ensino Médio em novembro de 2017. As notas de 2016 não serão aceitas para o ano que vem.

COTAS
Outra mudança para o Vestibular 2018 é a redução de 60% para 55% no número de vagas destinado ao sistema universal em favor do sistema de cotas por uma decisão do Conselho Universitário. A partir deste ano, negros autodeclarados que tenham estudado ou não em escola pública terão direito a 5% das vagas. Outros 20% são reservados a estudantes negros oriundos de escolas públicas e 20% para estudantes de escolas públicas. "Os 5% das vagas para os negros autodeclarados com percurso formativo irrestrito são uma forma de oportunizar o ingresso na universidade para outra categoria, promovendo a inclusão social e as políticas afirmativas não só de entrada, mas também de permanência na universidade", esclareceu a coordenadora da Cops.

TAXA
O valor da taxa de inscrição é de R$ 146 e o pagamento deve ser feito por meio de boleto bancário impresso após o preenchimento do formulário de inscrição. Neste ano, o Sebec (Serviço de Bem-Estar à Comunidade) recebeu cerca de 2.200 pedidos de isenção ou desconto sobre o valor da taxa de inscrição. Os pedidos ainda estão em análise e a relação dos deferimentos estará disponível no site da Cops a partir de 4 de setembro. Por enquanto, cem presidiários já tiveram a solicitação de isenção concedidas.

EXPECTATIVA
No concurso anterior, a Cops computou 22.950 inscrições e a expectativa é de que para o Vestibular 2018 esse número chegue a 23 mil candidatos. Embora a data do vestibular da UEL seja a mesma do concurso da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Medina acredita que a coincidência não irá interferir no número de candidatos da UEL. "O pessoal do Sul não vem fazer prova aqui. O nosso pessoal é mais de São Paulo, Mato Grosso e Goiás e a gente conseguiu fugir da Unesp, Unicamp e USP. Se coincidisse com a Unesp, por exemplo, aí poderia nos prejudicar."

PROVAS
Os candidatos ao curso de Música deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas antes da primeira fase, em 24 de setembro, das 8 às 11 horas, e das 14 às 18 horas. O resultado será divulgado em 29 de setembro no site da Cops. A prova da primeira fase, de Conhecimentos Gerais, acontece em 29 de outubro, das 14 às 18 horas.

A segunda fase está programada para os dias 3 e 4 de dezembro, também das 14 às 18 horas. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Línguas e Literaturas; Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa; Língua Estrangeira e Redação. No dia 4 os vestibulandos farão a Prova Discursiva de Conhecimentos Específicos.

No dia 5 de dezembro os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico irão realizar as provas de Habilidades Específicas.

O resultado final do Vestibular 2018, com a primeira lista de convocados, sai em 24 de janeiro, ao meio-dia.
Simoni Saris
Reportagem Local
NOTÍCIAS RELACIONADAS
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO

Vizinhos incômodos

Poluição sonora atrapalha rotina de muitas pessoas; som alto e algazarra estão entre as principais reclamações

Meu pai se chama Lourenço

A figura do pai é imprescindível para a sobrevivência do mundo

PUBLICIDADE
Assine a Folha de Londrina
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Folha de Londrina - Todos os direitos reservados