Maringá - A Semana Municipal de Doação de Medula Óssea de Maringá (Noroeste) será realizada de 20 a 24 de fevereiro, com a realização de várias atividades. A primeira está marcada para o dia 20, às 8 horas, com palestra no auditório do Hemocentro Regional, no Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A programação integra o calendário oficial do município. Estão previstas palestras nas escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em alguns setores do funcionalismo público. O intuito é disseminar a cultura da doação e mobilizar novos cadastros de doadores em potencial. Com o apoio da Prefeitura, o Instituto João Bombeirinho será o responsável pelas ações.
Durante a Semana os profissionais do Hemocentro estarão mobilizados para atender os interessados em fazer o cadastro de doador de medula óssea. "O cadastro é universal e essa base de dados é comum a diversos países. Caso alguém cadastrado de outro país seja compatível com um paciente na fila de espera por medula aqui no Brasil, por exemplo, a pessoa é mobilizada para fazer a doação. A doadora do meu filho é dos Estados Unidos", explica a presidente do Instituto João Bombeirinho, Ana Paula Estevam. A relação de probabilidade de compatibilidade pode chegar a 1 em cada 100 mil.
A Semana Municipal de Doação de Medula Óssea foi instituída por meio da "Lei João Bombeirinho", de 2015. O nome "João Bombeirinho" surgiu durante campanha feita pela família do menino João Daniel para encontrar um doador compatível. Diagnosticado com leucemia aos dois anos de idade, o garoto recebeu apoio de militares do Corpo de Bombeiros, tornando-se um bombeiro mirim. O transplante de João Daniel foi realizado em outubro de 2012 e ele está curado. A família do menino, segundo Ana Paula, criou o Instituto que leva o nome dele para contribuir com a luta de outras tantas famílias.

ORIENTAÇÕES
Para fazer o cadastro de doador de medula, basta o interessado ir até o Hemocentro do HU. No local é feita a coleta de 5 ml de sangue para o teste de compatibilidade. O potencial doador deve apresentar carteira de identidade e CPF, ter idade entre 18 e 55 anos, e estar em bom estado de saúde.
O cadastro é feito uma única vez e, por isso, manter os dados (telefone, endereço, e e-mail) atualizados é fundamental para localização em caso de compatibilidade. No site da organização (www.joaobombeirinho.com.br) estão disponíveis outras informações e a lista dos locais que fazem o cadastro de doadores de medula óssea em todo o Brasil.