Faltam pouco mais de três meses para o final de 2016, mas muita gente já começa a planejar o "fechamento" das obrigações anuais. Para quem declara imposto de renda, ainda é tempo de programar a destinação de parte do valor devido para as instituições que prestam auxílio para crianças, adolescentes e idosos. Os valores doados são usados para reformas das instalações, compra de equipamentos e material pedagógico.

Imagem ilustrativa da imagem Imposto do bem
| Foto: Celso Pacheco



Para muitas entidades os valores recebidos fazem toda a diferença no atendimento prestado, como no Lar Maria Tereza Vieira, de Londrina, que atualmente é a casa de 68 idosos. Os recursos resultaram em benfeitorias, como a compra um carro para transporte dos internos, de equipamentos para a cozinha e aparelhos para fisioterapia, a adequação da despensa e a construção de uma sala de atividades.

"Com parte desses valores, somados à doações que recebemos, também conseguimos reformar parte da estrutura e ampliá-la. Com quatro novos quartos agora atendemos 68 idosos – 12 a mais, e também construímos uma sala para os profissionais, além de reformarmos a estrutura da lavanderia, que ainda precisa de novo maquinário. Sem esses valores dificilmente conseguiríamos construir o que fizemos", aponta João Luis Simoneti, presidente da entidade. Porém, ainda há muito por fazer, segundo ele, como a troca de parte do telhado, a troca de camas e colchões e a reforma de alguns quartos antigos. (Leia mais na edição de quarta-feira)