''É bem mais interessante do que eu imaginava. Quem sabe essa atividade não pode se tornar uma fonte de renda para mim.'' O entusiasmo da dona de casa Vera Lúcia Ramires ilustra bem o interesse dos cerca de 12 alunos que participaram ontem da primeira aula da oficina de construção artesanal de livros no Museu de Arte de Londrina.
São profissionais de diferentes áreas, mas com interesse em comum: a paixão pelo artesanato e que encontraram na construção de livros a oportunidade de deixar a imaginação fluir.
Esta é a primeira vez que a oficina é oferecida no Museu de Arte e, de acordo com a artista plástica Adriana Siqueira, coordenadora das oficinas, o objetivo é que a atividade se repita nos próximos anos, permitindo que os alunos conheçam diferentes materiais e técnicas artesanais de encadernação, um pouco sobre a história dos livros e seus diferentes formatos.
''Queremos chamar os participantes a um novo e atento olhar para a fascinante e, comumente despercebida, estrutura do livro e, com isso, abrir possibilidades de criação'', destacou a artista plástica, acrescentando que o projeto consiste de seis encontros, cada um com duas horas e meia de duração.
Foi o convite de uma amiga que levou a dentista Paula Cassiano a se inscrever no curso. Paula conta que sempre gostou de fazer atividades manuais e presentear pessoas mais próximas com os objetos de arte, mas sempre tinha dificuldades com o acabamento. Depois da primeira aula, a dentista destaca que já aprendeu vários macetes e que os próximos trabalhos terão um resultado ainda melhor.
''Ano passado eu fiz agendas para as professoras dos meus filhos seguindo alguns passos em um site de artesanato e gostei do resultado. Ficou bem bonito, mas ainda faltava alguma coisa. Com o que estou aprendendo acho que o resultado será ótimo'', acrescenta.
A professora aposentada Maria Aparecida do Amaral já pensa nos álbuns de fotografia, diários e agendas que fará para os netos. ''Acho que eles vão adorar e o mais interessante é que dá para fazermos juntos. Quero ensiná-los tudo o que estou aprendendo'', completa.
As inscrições para as oficinas de construção artesanal de livros são gratuitas e o trabalho tem o apoio do Projeto Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria Municipal de Cultura. As atividades seguem até o dia 25 de outubro, com turmas de produção artesanal de livros com papel marmorizado e oficinas direcionadas ao público da terceira idade.
Serviço:
Informações sobre a oficina de livros artesanais pelo telefone (43) 9679-5763 ou pelo e-mail [email protected]