Marcos NegriniOuvidorLéo de
Paula e
Silva:
‘‘Prefeitura
está
conseguindo
resolver
o problema
da iluminação’’Cerca de 70% das 7.680 solicitações de serviços feitas pelos moradores de Maringá à Ouvidoria Municipal, em 1997, foram referentes à melhoria da iluminação pública. O balanço foi apresentado pelo ouvidor Léo de Paula e Silva. O problema foi mais grave no início do ano passado, quando o órgão chegou a registrar a média mensal de 800 pedidos de melhoria da iluminação. Nos últimos três meses de 97, as solicitações relacionadas ao mesmo serviço caíram para cerca de 300 por mês.
Segundo Silva, a deficiência no setor foi consequência do repasse do serviço da Copel para a prefeitura. ‘‘Antes era a Copel que realizava as trocas de lâmpadas e o estudo de ampliação da rede. Hoje é o município que realiza este serviço e no começo do ano, com os problemas de falta de recursos, tivemos algumas dificuldades para atender imediatamente às solicitações’’, justificou. Além de troca de lâmpadas quebradas e queimadas, a maioria dos moradores pede a melhoria do serviço, principalmente em bairros novos.
Outro setor que recebeu muitas reclamações dos moradores foi a falta de limpeza dos terrenos baldios e o mau atendimento nos postos de saúde. Em todo ano de 97, a ouvidoria recebeu 1.689 reclamações. ‘‘Geralmente é mãe que reclama do atendimento nos postos de saúde’’. Além de reclamações, a ouvidoria municipal recebeu também muitas denúncias - 57 no total. A maioria das pessoas denunciou o uso de carros públicos fora do horário de trabalho e até mesmo de médicos que chegam atrasados nos plantões dos postos municipais.
Conforme Silva, todas as denúncias são checadas pelos responsáveis de cada setor e no caso do uso de carros públicos, na maioria das vezes é justificável. Quando há abuso, segundo o ouvidor, a própria secretaria abre sindicância para apurar as responsabilidades. Segundo ele, a maioria das denúncias e reclamações é anônima, e por isso há preocupação da ouvidoria e das secretarias municipais em investigar cada caso antes da abertura de sindicância.
O órgão iniciou atividades em 1993 e serve de elo entre os moradores da cidade e o Poder Público. No ano passado, a maioria das pessoas procurou o órgão para denunciar e reclamar, mas houve também 93 sugestões para a melhoria dos serviços públicos. E nem tão insatisfeitos ficaram os maringaenses em 97, já que a ouvidoria recebeu 41 cartas de agradecimentos que foram encaminhadas para as secretarias correspondentes.