Imagem ilustrativa da imagem Igrejas de Londrina realizam semana de oração pela unidade cristã
| Foto: Anderson Coelho



Com o tema "É o amor de Cristo que nos move!", começa neste domingo (28) a Semana de Oração pela Unidade Cristã 2017. A programação é extensa e segue até o dia 3 de junho, colaborando para uma grande interação entre as vertentes religiosas da cidade. Responsável pela celebração, o MEL (Movimento Ecumênico de Londrina) é formado pelas igrejas Luterana, Católica Romana, Episcopal Anglicana e Presbiteriana.

Segundo irmã Dirce Gomes da Silva, coordenadora das Santas Missões Populares e de Ecumenismo da Arquidiocese de Londrina, a semana marca o sinal de união entre as pluralidades cristãs. "É muito importante estarmos unidos. Queremos derrubar muros ao invés de construí-los e viver unidos como irmãos e irmãs. Esta semana é uma forma concreta para fazer aquilo que Jesus disse: que todos sejam um", destacou.

A escolha do tema deste ano, baseada na carta de Paulo aos Coríntios, foi ao encontro desta ideia. "Este tema foi escolhido na Alemanha e será vivenciado em todo o mundo. O intuito é mostrarmos que estamos no caminho pela busca da justiça e amor, pois Cristo nos fez um", afirmou a reverenda Lucia dal Pont Sírtoli, da Igreja Episcopal Anglicana e presidente do MEL. A semana de oração acontece em todo o mundo desde 1910.

Um dos destaques deste ano é a comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante, que aconteceu na Alemanha e teve como líder Martinho Lutero. "A reforma aconteceu dentro de um contexto de efervescência religiosa e política, o que gerou uma reflexão crítica do papel da Igreja na sociedade. Por isso, precisamos valorizar esta data", elencou a reverenda.

Pessoas de outras igrejas cristãs e religiões também são convidadas a participar da celebração. O intuito do MEL é de romper com o preconceito e criar novos espaços de unidade e irmandade em Londrina. "Uma das ações que mais unem as religiões é a questão da paz, que é um o maior desafio do mundo hoje. Por isso, os líderes religiosos estão abrindo para que outras pessoas venham participar desta semana de oração. Que não tenhamos medo e nem timidez de ir ao encontro de diferentes igrejas e religiões", explicou irmã Dirce Gomes.

Confira a programação:
28/05 às 19h – Igreja Evangélica de Confissão Luterana (Rua Alagoas, 1733)
pastor Telmo (Luterano), d. Manuel (Católico) e d. Naudal (Igreja Episcopal Anglicana)
HOMILIA: d. Manuel e d. Naudal

29/05 às 11h - Pontifícia Universidade Católica- PUC (Av. Giocondo)
HOMILIA: pastor Uriel Silveira

29/05 às 20h - Paróquia Santo Antônio (Rua Presidente Abraham Lincoln, s/n)
Pároco: Pe. Luciano da Paixão. HOMILIA: Revda. Lucia dal Pont Sírtoli

30/05 às 19h30 – Paróquia Nossa Senhora da Glória (Rua Togo, 60 )
Pároco: Pe. Rodrigo Favero Celeste. HOMILIA: Pastor Telmo - luterano

31/01 às 20h - Igreja Presbiteriana Independente (Rua Antônio Dias Adorno, 865)
Pastor Uriel Silveira. HOMILIA: Pe. Luciano da Paixão

01/06 às 19h30 – Paróquia Imaculada Conceição (Rua Tupi, 241)
Pároco: Pe. Paulo Henrique Rorato. HOMILIA: Revda. Lucia dal Pont Sírtoli

02/06 às 19h30 – Paróquia São Vicente de Paulo (Rua José Nogueira Franco, 435)
Pároco: Pe. José Rafael Solano Durán. HOMILIA: Frei Ildo Perondi

03/06 às 19h30 - Igreja Episcopal Anglicana (Rua Mossoró, 678)
Revda. Lucia dal Pont Sírtoli. HOMILIA: Ir. Dirce Gomes da Silva