A Igreja Católica não reconhece as aparições de Nossa Senhora em Reserva, reprovando a atitude das pessoas que promovem os encontros de oração no local das supostas manifestações. O administrador da Diocese Católica de Ponta Grossa, padre Francisco Bach, diz que tudo não passa de enganação.
Padre Francisco denuncia que há pessoas explorando comercialmente essa situação. ‘‘Isso é charlatanismo’’, afirma. Padres da Arquidiocese de Cascavel, que já estiveram no sítio em Reserva, despertaram a ira dos fiéis ao contestar as aparições.
Nicolau Assis, da Comunidade Oleira, disse que o clero tem opiniões divergentes com relação ao assunto. Garante que existem sacerdotes que acreditam nas aparições e inclusive têm acompanhado as orações. ‘‘Alguns estão criticando mas nem foram conferir’’, diz Nicolau.
Segundo Nicolau, as pessoas e os padres que não acreditam nas aparições ‘‘estão em crise de f钒. A Comunidade Evangelizadora do Oleiro, formada dentro da Igreja Católica, aproveita a oportunidade das supostas manifestações, que reúnem centenas de pessoas, para fazer um trabalho de evangelização.
Leonardo Jablanski, que quase todo mês vem de Cascavel para rezar por Nossa Senhora em Reserva, garante que já viu alguns sinais da presença da santa. Apesar nunca ter visto Nossa Senhora, ele disse que já recebeu inúmeras graças depois que passou a rezar e acreditar realmente nas manifestações da santa. ‘‘Não venho para ver a santa, mas para rezar e receber em graças a minha devoção’’, explica.