Ministro da Educação, Mendonça Filho, assina a ordem de serviço para o início das obras
Ministro da Educação, Mendonça Filho, assina a ordem de serviço para o início das obras | Foto: Ricardo Chicarelli



O Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Londrina terá um novo campus para expandir trabalhos e vagas. Um bloco será construído na avenida da Liberdade, no conjunto Ruy Virmond Carnascialli (zona norte). A instituição, que oferece ensinos médio, técnico e superior, funciona em um prédio alugado na região central. O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou nesta segunda-feira (4) da cerimônia realizada no local onde o prédio será erguido. Ele assinou a ordem de serviço para o início das obras.

O campus será construído com verba federal e está orçado em cerca de R$ 8,5 milhões. Uma empresa de Curitiba é a responsável pela construção, prevista para começar ainda neste mês de dezembro. O término é para dezembro de 2019. O terreno que vai receber o novo prédio do IFPR foi doado pela prefeitura e possui aproximadamente 57 mil metros quadrados. O projeto foi realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Com dois andares, a estrutura contará com 25 salas, sendo 12 para aula, dez laboratórios e o restante para comportar o setor administrativo e biblioteca. Segundo Marcelo Lupion Poleti, diretor da unidade Londrina, a expectativa é de expansão no número de vagas. Atualmente, são atendidos 870 alunos, sendo 670 de forma presencial e 200 a distância. O novo prédio poderá comportar 1.200 estudantes.

"Queríamos aumentar a oferta, porém esbarrávamos na questão de infraestrutura. Onde estamos não comporta tudo o que temos e nos limita. Agora, conseguiremos resolver isso e até oferecendo mais cursos técnicos e superiores. Esperamos que em 2020 já possamos atender no novo endereço", planejou. Dentre os cursos que funcionarão na região norte estão técnico em informática e em biotecnologia, licenciatura em ciências biológicas e tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas. O IFPR foi instalado em Londrina em 2009.

"O recurso está garantido e disponível. Londrina é um polo educacional com destaque no Brasil e no Paraná", afirmou o ministro. Ele ainda assegurou que o IFPR, assim como outras instituições federais, não sofrerão cortes de verba em 2018.

Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), a obra irá levar outras melhorias para a região. "Várias contrapartidas do município ocorrerão, como na questão de iluminação, asfalto e o próprio desenvolvimento da zona norte", elencou. "A construção deste campus é um marco para o Instituto Federal e a educação do Norte do Paraná", destacou o deputado federal Alex Canziani (PTB), um dos articuladores para a liberação da verba para o novo campus.