Cianorte - Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) visitaram, no dia 29, a Reserva Biológica das Perobas, localizada em Cianorte (Noroeste) e Tuneiras do Oeste. O objetivo foi oficializar o registro da unidade de preservação ambiental, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), junto ao Cadastro Estadual de Conservação. Caso a ação seja homologada, os municípios estarão aptos a receber o ICMS Ecológico a partir de janeiro de 2017. Representantes das Prefeituras e do ICMBio acompanharam a vistoria.

"As unidades de preservação somente serão beneficiadas se estiverem com os seus domínios oficializados", informou o chefe do Departamento Socioambiental do IAP, Francelo Mognon. O ICMS Ecológico corresponde a 5% do ICMS arrecadado pelo Paraná, que é destinado aos municípios, proporcionalmente, de acordo com as unidades de conservação ou áreas protegidas em função do seu tamanho, importância, grau de investimento na área, manancial de captação e outros fatores.

A reserva tem 8.387 hectares, sendo 6.300 (cerca de 75%) pertencentes a Tuneiras do Oeste e o restante a Cianorte. "Além de ser a última grande floresta da região norte e noroeste do Paraná, a maior parte dela é composta por mata primária, o que significa que nunca sofreu uma intervenção humana severa que a descaracterizasse. Essa qualidade reforça sua importância", argumentou o analista do ICMBio e chefe da Reserva, Antônio Guilherme Candido da Silva.