Curitiba

Albari RosaAparelho também pode ser usado para retirar corpos estranhos do estômagoO Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba recebeu ontem a doação de um sistema de imagem para endoscopia digestiva. O aparelho permite uma melhor documentação e registro dos exames digestivos. Além disso, o equipamento também pode ser usado para a retirada de corpos estranhos. ‘‘Mas não é este o principal propósito do aparelho’’, explica o médico responsável pelo setor de gastroenterologia pediátrica do Hospital, Mário Vieira.
O novo aparelho, composto por um monitor VCR, um videoprinter da marca Sony e um endoscópio digestivo Olimpus, será adaptado ao aparelho de endoscopia digestiva. O aparelho, que foi doado por uma distribuidora de petróleo, custa cerca de R$ 16 mil.
Corpo estranho - Os objetos mais comumente encontrados pelos médicos dentro do corpo de crianças são pequenas moedas, bateria de relógio, botões e peças de joguinhos de montar. ‘‘Os pais devem evitar deixar estas peças pequenas perto de crianças com menos de cinco anos’’, alerta Mário Vieira. Mas não só objetos pequenos são encontrados dentro do organismo. ‘‘Já tive pacientes que estavam com pregos e parafusos no esôfago e no estômago’’, disse Vieira.
O gastroenterologista diz que a preocupação maior é quando o objeto engolido vai para as vias respiratórias. ‘‘Pode ser fatal’’, resume. No entanto, quando vai para o aparelho digestivo, o perigo não é tão grande, já que o próprio organismo se encarrega de eliminá-lo. Segundo o médico, 95% dos corpos estranhos que chegam ao estômago não precisam ser retirados. A retirada de pequenos objetos só será necessária caso estes fiquem retidos no esôfago.