A direção do Hemocentro Regional de Londrina, do Hospital Universitário (HU) de Londrina, pede aos doadores já cadastrados e novos que façam a doação para a normalização do fornecimento de sangue aos diversos hospitais de Londrina e região que atendem pacientes SUS. Segundo a direção, devido ao aumento de demanda no último mês, o estoque de sangue se encontra em situação de alerta.

Podem doar pessoas que tenham entre 18 e 65 anos e peso igual ou superior a 50kg. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de pelo menos 60 dias, e mulheres podem doar no máximo três vezes ao ano, com intervalo de pelo menos 90 dias.

Todo doador passa por uma avaliação criteriosa do seu estado de saúde, com entrevista médica, para verificar se tem algum impedimento físico para a doação.
Alguns casos que indicam o impedimento são: quadro infeccioso; ter tido hepatite após 10 anos de idade; ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis; ter recebido transfusão de sangue; estar grávida ou amamentando.

Além de avaliação do potencial doador, a equipe técnica do Hemocentro dará todas as orientações necessárias ao doador, para antes e após a doação, garantindo a segurança do doador.

SERVIÇO - O Hemocentro fica na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156, junto ao Hospital Universitário, fone (43) 3371-2218. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 13 horas às 18h30 e aos sábados das 8 horas às 17h30