Londrina - No Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina, o período de festas também é visto com cautela e preocupação. O número de acidentes aumenta, ao mesmo tempo que cai o número de doações, explica a hematologista Tânia Anegawa. "Com o final de ano, a correria e as festas, diminuem bastante as doações. Londrina é uma cidade universitária e muitos viajam. Com isso, nossas doações caem em média 20% neste período, o que é bastante para nós", destaca.
Em geral, segundo a médica, são consumidas entre 1,2 mil a 1,3 mil bolsas por mês e é necessário manter em estoque 150 bolsas. Além de atender os pacientes do HU, também é enviado material para a Maternidade Municipal, hospitais das zonas Norte e Sul e também uma parte do Hospital do Câncer de Londrina, além de 104 municípios da região. "Hoje nosso estoque está certo, amanhã já não sabemos", diz a médica.
Para tentar manter o mínimo necessário neste período, o Hemocentro convoca doadores habituais, principalmente dos tipos sanguíneos O e A negativos e programa coletas externas. Mas como o sangue é um material perecível, é preciso ter doações constantes. "As plaquetas duram apenas cinco dias, por isso precisamos que as pessoas doem sempre."
Quem quiser doar sangue deve estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos, lembrando que menores de idade precisam da companhia dos pais. No dia da doação não pode ter sido consumido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e nem estar em jejum. "Se for doar após o almoço, é necessário fazer uma alimentação leve e aguardar duas horas", explica Tânia.
Homens podem doar a cada três meses e mulheres a cada quatro. A relações públicas Polyana Bonjovanni é doadora desde os 18 anos e procura se manter atenta ao prazo. Na manhã de ontem ela aproveitou estar próxima ao Hemocentro para fazer a primeira doação do ano. "Procuro não deixar passar muito. Meu pai e meu marido são doadores e agora meu filho também irá doar. As pessoas têm que parar de pensar que é difícil (doar). Em 40 minutos termina e você ganhou uma hora ajudando alguém", destaca. (E.G)

Serviço:
Para mais informações sobre a doação de sangue no Hemocentro, pelo fone (43) 3371-2218.