Há 17 anos lecionando no local, Luzia Vicentin Krulewski desenvolveu uma relação de afetividade com a instituição e com os alunos
Há 17 anos lecionando no local, Luzia Vicentin Krulewski desenvolveu uma relação de afetividade com a instituição e com os alunos | Foto: Gina Mardones


Desde a sua fundação, em 1931, a Escola Alemã não servia apenas às atividades educacionais. O estabelecimento abrigava também os cultos religiosos evangélicos luteranos e católicos, celebrados aos domingos, em horários diferentes, como relata o livro Londrina Paraná Brasil: raízes e dados históricos, de Klaus Nixdorf (2004).

Passados quase 90 anos, a tradição de abrir as portas da escola para acolher as mais variadas celebrações da comunidade persiste, como faz questão de ressaltar o diretor da Escola Municipal Padre Anchieta, Elias Vilas Boas. ""A urbanização mudou as características do Patrimônio Heimtal, com o surgimento de novos bairros na região, mas a gente tenta manter na escola a ideia de ajuntamento", frisou.

É na escola que acontece todos os anos a tradicional festa da colheita, aberta a toda a comunidade, além de missas e cultos religiosos. "Desde a sua fundação, a escola sempre recebeu bailes, festas, cultos e missas e mantivemos essa tradição", disse Vilas Boas. "A festa da colheita é para a comunidade toda e feita totalmente com alimentos doados pela comunidade."

EMOÇÃO
Vilas Boas trilhou praticamente toda a sua carreira na rede municipal de ensino dentro dessa instituição. Ele trabalha na escola desde 1988. Ingressou como professor e em 2000 assumiu a direção. "Praticamente trabalhei aqui a minha vida toda. Até me mudei para o o patrimônio e criei um vínculo com a comunidade. Passei a conviver com as famílias dos alunos e compreender suas necessidades."

Há 17 anos atuando como professora da escola, Luzia Vicentin Krulewski também desenvolveu uma relação de afetividade com a instituição e com os alunos. Na festa deste sábado encontrou uma forma de retribuir tudo o que recebeu ao longo dos anos como professora do ensino fundamental, responsável pela formação de tantas crianças. É dela a letra da música composta especialmente para a ocasião e que será apresentada nas vozes de 320 alunos. "Ouvi uma música feita para o Dia das Mães e achei que a melodia ficaria ótima com uma letra escrita para homenagear a escola. Pedi para as crianças do quarto e quinto anos escreverem frases sobre a escola e desse trabalho veio a inspiração para compor os versos", contou. "Me emocionei quando ouvi os alunos cantando."

Comemoração no sábado é aberta ao público

Para celebrar os 86 anos da Escola Municipal Padre Anchieta, a direção e os professores da instituição prepararam inúmeras atividades que acontecem na tarde deste sábado (1º). A cerimônia oficial está marcada para às 14 horas, com homenagens a ex-alunos e professores.
Também estão programadas apresentações artísticas e culturais de 320 alunos de 1º ao 5º ano. Uma das atrações será a música escrita e ensaiada pela professora Luzia Vicentin Krulewski.
Outro destaque será uma contação de história sobre a trajetória da instituição, preparada pelo professor de Educação Física Cristian Vieira, com narração da linha do tempo e utilização de trajes típicos alemães.
As comemorações contarão ainda com a participação do Grupo Folclórico Alemão Rotkappen e do Coro Roland Singt, de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) e no encerramento haverá apresentações com danças e expressões da cultura alemã.
O público poderá visitar os espaços da instituição e ver objetos antigos da escola, além de trabalhos feitos pelos atuais alunos em alusão à história do estabelecimento de ensino. Também estará em exposição um painel com diversas fotografias antigas de objetos escolares utilizados pelos alunos os primeiros anos de atividades da Escola Alemã.
A festa acontece na seda da escola, na rua Domingos Cantagalli, 75, no Patrimônio Heimtal (zona norte de Londrina). Os portões estarão abertos ao público a partir das 13h30 e o encerramento está previsto para as 18 horas.