Grupo é formado por profissionais de diversas áreas: solidariedade
Grupo é formado por profissionais de diversas áreas: solidariedade | Foto: Gustavo Carneiro



O grupo de corrida "Carpe Diem" realiza no dia 27 de agosto, das 8 às 20h, o 5º Desafio Carpe Diem. Serão 12 horas de corrida no Zerão, área central de Londrina, sem objetivo de competição, mas de arrecadação de alimentos não perecíveis para o Hospital do Câncer de Londrina. Também serão captadas doações de sangue ao Hemocentro do HU (Hospital Universitário).

Segundo o imobiliarista Bruno Tadeu Curi Silva, um dos integrantes do grupo de corrida, em 2016 foram coletados 7.321 kg de alimentos e 115 bolsas de sangue. O objetivo nesta edição é obrar esse volume. "O nosso grupo é bem grande, são aproximadamente cem integrantes, além de outras pessoas de fora que nos ajudam", aponta.

Carpe Diem é uma expressão em latim que significa viver o hoje sem preocupações com o amanhã. Esta expressão tem o objetivo de lembrar que a vida é breve e por isso cada instante deve ser aproveitado. É esse o espírito do grupo de corrida. "O grupo é composto por profissionais das mais variadas áreas que se reúnem semanalmente para correr. Sentimos a necessidade de ajudar e colaborar de alguma forma com as pessoas", afirma. O lema do desafio deste ano é: "A verdadeira solidariedade começa quando não se espera nada em troca". Segundo ele, no dia do evento, o grupo estará com uma barraca no estacionamento próximo ao Ginásio Moringão, no Zerão. "Vamos ter gente revezando o dia todo correndo em prol dessa causa tão nobre e importante", aponta.

Sobre as doações de sangue, haverá uma unidade móvel que fará captação no local, mas as pessoas também já podem ir ao Hemocentro do HU e realizar as doações em nome do grupo. "Nós pedimos para quem doar que faça uma foto com uma placa do desafio no colo. No ano passado conseguimos 115 doações, mas este ano o número de doações está baixo. Foram realizadas algo na casa de 30 coletas até agora", contabiliza.

O grupo espera obter o maior número de doações possíveis. "Temos conseguido algumas cortesias como jantares, almoço, vale compras em lojas, entre outras, para serem sorteadas durante o evento."

AGENTES MULTIPLICADORES
A assessora de eventos e captação de recursos do Hospital do Câncer, Valéria Moraes Canônico, destaca que ações como essas são importantes. "Nós dependemos da ajuda da comunidade e com isso conseguimos arrecadar produtos que possuem consumo grande e podemos destinar o dinheiro que seria gasto com isso para outras necessidades do hospital", aponta. Ela diz que sem essas contribuições o hospital teria muito mais dificuldade para fechar as contas. "O hospital normalmente vive no vermelho, pois os repasses são poucos e atendemos pacientes de mais de 200 municípios."


O diretor do Hemocentro Regional do HU, Fausto Trigo, reforça a relevância dessas ações. "Eles contribuem com grande número de doações de sangue e divulgam entre seus amigos a necessidade de doação regular de sangue pela sociedade, desta forma agindo como agentes multiplicadores do hemocentro", aponta.

Segundo Trigo, o Hemocentro do HU coleta hoje em torno de 1,2 mil bolsas de sangue por mês, atendendo a 22 hospitais em Londrina e outros 14 municípios pertencentes à 17ª Regional de Saúde.

SERVIÇO
Mais informações sobre o 5º Desafio Desafio Carpe Diem podem ser obtidas pela página no Facebook: https://www.facebook.com/StudioCarpeDiemLondrina/