O governo do Estado, em parceria com o Provopar Estadual, providenciou colchões, cobertores e roupas para ajudar os municípios de Capitão Leônidas Marques e Capanema, no Sudoeste do Paraná, onde uma chuva de granizo ocorrida na madrugada de domingo deixou dois feridos e mais de 1,5 mil casas danificadas.

Por determinação do governador Beto Richa, a presidente do Provopar e secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, enviou um caminhão com 255 colchões, 600 cobertores e cerca de 8 mil peças de roupas e agasalhos para atender as vítimas das chuvas. "Não podemos ficar de braços cruzados numa hora tão crítica como esta, em que as pessoas tiveram suas casas, móveis e roupas danificados", disse.

De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, a chuva de granizo danificou mil residências em Capitão Leônidas Marques, afetando mais de 3 mil moradores. O telhado do hospital do município foi bastante atingido e o centro cirúrgico precisou ser interditado.

Em Capanema, o telhado de uma casa não suportou o peso do granizo e desabou, ferindo sem gravidade duas crianças. Foram danificadas outras 454 casas. Seis pessoas ficaram desabrigadas e 50 desalojadas. A chuva também atingiu Cantagalo, onde 75 residências foram danificadas. Cinco pessoas ficaram desalojadas e 16 desabrigadas.

Fernanda Richa diz que a determinação do governo é para que o atendimento em situações desse tipo seja o mais ágil possível, como já ocorreu durante as fortes chuvas que castigaram o Litoral no mês de março. "Enviamos para o Litoral mais de 400 toneladas de doações, bem como para o Rio de Janeiro, Santa Catarina e Belo Horizonte. A solidariedade é a marca do Provopar e estaremos sempre prontos para atender aqueles que mais precisam", disse a secretária.

(Da AENotícias)