Se você gosta de fazer alguma atividade física no fim de semana mas não quer deixar seu companheiro de quatro patas em casa, aí vai uma dica: o 12º GoldenContro Londrina. O evento reúne vários cães e tem a intenção de promover atividades especiais para eles, enquanto seus donos aproveitam para trocar informações sobre a raça.

Neste domingo (21), a 12ª edição acontecerá, das 9h ao 12h, no aterro do Lago Igapó, próximo ao monumento "A Bíblia" e da antiga Casa do Papai Noel. O projeto é liderado pela médica veterinária Ana Maria Astoni e seu marido, Fábio Furlan Machado.

Para participar, basta ter um ou mais cães da raça Golden Retriever e certificar-se que eles possuem um comportamento dócil. Ana Maria explica que não é proibido levar cães de outras raças, mas faz algumas observações: "A questão do Pit Bull e Rottweiler, eles são mais imprevisíveis e, por isso, pedimos que antes de levá-los façamos uma avaliação do comportamento desses cães", afirmou a organizadora.

Cada encontro apresenta uma atração diferente, que ajuda no gasto de energia do cão. Nesta edição, a novidade será uma pista de agility, um tipo de circuito com obstáculos, além da palestra com o adestrador e coach comportamental Rafael Andrade.

Imagem ilustrativa da imagem GoldenContro Londrina terá pista de obstáculos para pets e palestra com adestrador



Cadastro

O encontro se tornou uma associação, em parceria com a ONG Viver, que conta com alguns colaboradores. Os animais são cadastrados e ganham direito a uma carteirinha do GoldenContro. A taxa de contribuição mensal é de R$ 20. Apesar de simbólico, o dinheiro arrecadado ajuda na compra de alimentos para o café da manhã dos donos. Além disso, os organizadores levam sacolinhas plásticas para recolher a "sujeira" do pet no término do evento.

Os colaboradores também ganham o direito de participar do sorteio de rações e outros brindes. Para quem tiver interesse, o cadastro pode ser feito no Pet Shop Com-tour, Lilica Pet Shop, London Pet, Sossego do Dono e Pet Prochet.

1 Ano de GoldenContro

O GoldenContro surgiu há um ano, com apenas três Goldens. Ana Maria Astoni e Fábio Furlan foram convidados por um amigo para se reunir com seu "dourado", o Shadow. O casal viu uma possibilidade de aumentar o número de pets nesses encontros e organizaram uma reunião mensal.

O evento já foi realizado no Zerão, Lago Igapó, Jardim Botânico e depois no aterro, onde continua sendo feito atualmente. A programação é elaborada pelos coordenadores de acordo com a necessidade que eles enxergam através dos encontros. A divulgação da data é feita através de um evento no Facebook.

Atualmente, o GoldenContro reúne em média de 15 a 20 cães e aproximadamente 50 pessoas. O evento é realizado em local a céu aberto e, para evitar transtornos, os organizadores levam uma tenda para o local. Caso chova na manhã do encontro, a reunião é cancelada.