Botânico é ponto turístico mais lembrado
Curitiba - O Jardim Botânico foi apontado como o ponto turístico mais lembrado do Estado pela pesquisa Top of Mind, que revelou as marcas mais lembradas pela população curitibana e paranaense nos segmentos de serviços, produtos, comunicação, grandes empresas e categorias especiais. O prêmio será entregue na próxima segunda-feira, às 19h30, no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep). Em sua 14º edição, a pesquisa se tornou ferramenta para medir potenciais das marcas junto ao mercado consumidor e referencial de grifes do Paraná. A iniciativa tem aval do Instituto Bonilha e da Revista Amanhã.


Presos suspeitos de latrocínio
Apucarana - Policiais de Apucarana prenderam dois suspeitos de terem cometido um latrocínio contra o comerciante Ademir Ricardo Marochi, 30 anos, morto no dia 14, na Vila Martins. A ação faz parte da Operação Norte 2, que começou na quarta-feira e deve seguir até hoje em Apucarana e região. Cerca de 40 mandados de apreensão e prisão já foram cumpridos, drogas, arma e munições já foram localizadas na cidade e também em Faxinal, Jandaia do Sul, Mauá da Serra. S.A.C., 21 anos e R.A., 26, foram presos e confessaram à polícia terem participado do crime. Segundo o subcomandante do Batalhão de Apucarana, major Esmeraldo Mansano, eles teriam tentado ajudar E.S., 30 anos, assaltar a Mercearia JB, localizada na Vila Martins, quando o comerciante foi morto. Os bandidos não levaram nada do estabelecimento. Ainda segundo o major, a operação envolve policiais militares de Londrina, civis de Apucarana e acontece paralelamente a ação de policiais do Estado do Mato Grosso e São Paulo com o objetivo de combater a criminalidade como roubos de carros e tráfico de drogas. "Ainda ontem também localizamos um Monza com chassis falso, recuperamos uma Nissan-Frontier que tinha sido roubada em Londrina na quarta-feira e outras cinco pessoas foram detidas", disse. Ainda na tarde de ontem um revólver calibre 38 foi encontrado e uma pessoa foi detida por porte ilegal de arma também em Apucarana.

Família agredida pelo próprio cão
Londrina - Três pessoas da mesma família foram mordidas pelo próprio cão na noite de quarta-feira, em Londrina. O cão, da raça mastim napolitano, teria invadido a casa e atacado um menino de 12 anos. O pai e o avô do garoto também foram mordidos ao tentar defender o garoto. O fato aconteceu no Parque Ouro Branco (Zona Sul). As duas vítimas adultas, de 37 e 84 anos, foram encaminhadas com ferimentos leves à Santa Casa, enquanto o garoto foi levado para o Hospital Infantil. O Corpo de Bombeiros teve dificuldade para conter o animal, que agora está no quartel, aguardando um destino.

Natal na Ópera de Arame
Curitiba - Crianças com idade entre 7 e 12 anos, que frequentam escolas municipais de Curitiba e também estudantes das escolas especiais farão na próxima semana apresentações de Natal, abertas ao público, no Teatro Ópera de Arame, no bairro Pilarzinho. Serão cinco noites a partir de segunda-feira (dia 1º), até dia 5 de dezembro, com 430 estudantes cantores em cada apresentação. O projeto, que está em sua 15ª edição, faz parte da conclusão dos trabalhos da disciplina de artes de 51 escolas da rede municipal de ensino e abrange 2.050 crianças e adolescentes. No repertório, estarão músicas como Borboleta, A barca, Três Reis magos, O primeiro natal, Bate o sino e outras canções tradicionais de natal. Os estudantes estão ensaiando desde o começo de setembro.

Música de raiz
Campo Mourão - Duas duplas já estão garantidas para a final do 1º Festival de Música de Raiz da Comcam que será realizada dia 21 de dezembro no Teatro Municipal. Elas são Cleonito e Cassiel, com a música "Amargurado", de Tião Carreiro e Pardinho, e Cenário e Vidal, que interpretaram a música "Viola Viva", de Ronaldo Viola e João Carvalho. As duplas foram classificadas na primeira eliminatória, realizada no último sábado no Jardim Aeroporto. A próxima etapa será neste sábado, dia 29 de novembro, a partir das 19 horas, no mesmo local. O festival dará uma premiação em dinheiro que soma R$ 2 mil, do 1º ao 10º lugar, mais troféus e medalhas. A realização é da Associação Sertaneja de Campo Mourão (Assossercam), através da Lei de Incentivo a Cultura, e Conservatório Municipal da Fundação Cultural e o Festival deve ter ainda outras duas eliminatórias. Podem participar cantores e intérpretes da música sertaneja raiz (solo, duplas ou trios), e a escolha da música concorrente é livre, podendo ser composição própria ou interpretação de obras já gravadas.

Playground especial
Ponta Grossa - Está em construção o primeiro playground para deficientes físicos da América Latina, segundo informações do município de Ponta Grossa. Localizado ao lado do Ginásio de Deficientes, no Complexo Ambiental, o playground foi idealizado com o objetivo de oferecer diversão e segurança aos portadores de necessidades especiais. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Letícia Peret Antunes Hardt.