O princípio básico da convivência entre as pessoas é o respeito mútuo e a educação. Porém, alguns frequentadores da Praça Nishinomiya, na Zona Leste de Londrina, por vezes se esquecem disso. Logo ao chegar à praça, localizada ao lado do Aeroporto, a reportagem viu ocupantes de um carro jogando copos descartáveis pela janela, atitude que contribui para o entupimento das galerias pluviais e polui a área de lazer.
A cena é mais comum do que se imagina. No mês passado, quando a reportagem esteve no local, presenciou a mesma cena, mas com garrafas de vidro não retornáveis. Os cacos de vidro de garrafas lançadas por essas pessoas representam um perigo para os desavisados que frequentam a praça. O casal Karlo Barbosa e Rosemari Mezoni mora na região e relata que recentemente os dois viram um homem carregando no colo sua filha, porque ela tinha cortado o pé em um caco de vidro. ''Essas pessoas que jogam essas garrafas não têm educação. Ficam bebendo cerveja aqui na praça e depois jogam as garrafas no chão'', reclamou Rosemari.
O descarte de lixo pela praça não pode ser justificado por falta de lixeiras, pois elas estão espalhadas ao longo de todo esse espaço público. Existe até um tambor para a coleta seletiva desses materiais que poderia reduzir a necessidade de varrição no local. As pessoas que jogaram os copos plásticos pela janela do carro estavam a menos de dois metros dessa lixeira.
Outro problema detectado pelos frequentadores da Praça Nishinomiya é a questão dos cachorros que fazem cocô no local. A bacharel em Direito Thaís Volante, que fazia uma caminhada pelo local no domingo, contou que por pouco não pisou em um excremento. Na sua opinião, os donos deveriam ser responsáveis pela limpeza. Outro problema de falta de educação que ela aponta está relacionado aos pedestres que caminham no meio da rua. ''Se for assim eles deveriam eliminar as calçadas, pois qual a utilidade delas?''
A funcionária de uma empresa de transporte de valores, Sibéria Secco, eventualmente trafega de bicicleta na companhia de seu filho e acha que as calçadas nunca geraram problema de convivência entre pedestres, ciclistas, transeuntes com cachorros e ambulantes que trabalham na Praça Nishinomiya.
''Geralmente quando aparece alguém na frente eu vou para a grama para não ter nenhum problema'', relatou Sibéria. Ela sugere que a prefeitura crie uma ciclovia exclusiva para acabar com qualquer possibilidade de disputa pelo espaço entre esses frequentadores. ''Se tivesse uma ciclovia aumentaria bem mais o número de pessoas que andam de bicicleta pela praça'', avaliou.