A frente fria derrubou as temperaturas e trouxe prejuízos para alguns municípios, no final de semana. Na sexta-feira, uma chuva forte acompanhada de granizo atingiu Capitão Leônidas Marques (Oeste). Na última contagem, feita ontem, pelo menos mil domicílios haviam sido afetados. ''A chuva de granizo começou por volta das cinco horas e não durou mais que dez minutos, mas foi o suficiente para deixar um rastro de destruição'', relatou o 2º sargento Alcir Lasta.
Ele, que atua no Corpo de Bombeiros de Cascavel, visitava parentes no município e ficou para prestar apoio à defesa civil local. ''Cerca de 200 famílias foram mandadas para outras cidades ficar com parentes próximos. Quase todo mundo foi afetado de alguma forma aqui'', lembrou.
Além de casas destelhadas, prédios públicos como o Hospital Municipal e escolas tiveram infiltrações. A situação só deve ser normalizada amanhã. ''Estamos levantando todos os prejuízos e devemos decretar estado de emergência nos próximos dias'', avaliou o prefeito, Claudiomiro Quadri.
De acordo com o tenente Guilherme Tondo, do 5º Grupamento de Bombeiros Independentes de Guarapuava, o município de Cantagalo (Centro-sul) teve pelo menos 73 casas danificadas e 13 pessoas tiveram que ser deslocadas para a casa de parentes.
Outro município atingido por chuva forte foi Capanema (Sudoeste). Ao menos 600 casas precisam de algum reparo, segundo o agente de Defesa Civil, Neri Ribeiro. (V.F.)