Manter a calma e não reagir são dicas básicas dos especialistas em segurança ao orientarem as vítimas sobre a maneira correta de proceder ao serem abordadas por um criminoso. Mas manter o controle emocional em um momento de tensão que pode por em risco a própria vida requer treino. "Em situações de violência, muitas pessoas erram pelo fator emocional, que tem que ser trabalhado durante aula. Isso é aprendido com o tempo", explicou Josué Lima, mestre 5º dan de Taekwondo, instrutor de defesa pessoal e vice-presidente da Federação Paranaense de Taekwondo.
Na próxima quarta-feira (4), Lima irá ministrar gratuitamente o Curso Intensivo de Defesa Pessoal na Federação de Esportes de Londrina (FEL) para ensinar noções básicas de defesa pessoal, de ataque e bloqueio. Com aulas teóricas e práticas, o instrutor irá orientar sobre técnicas de prevenção ao caminhar na rua, entrar e sair do carro e sair de agências bancárias. "Hoje as pessoas andam muito distraídas, com fones de ouvido e celular", destacou Lima.
A parte prática do curso traz técnicas para evitar ser agarrado e estrangulado e a forma correta de lidar com armas brancas e de fogo. "Ao ser abordado por um assaltante armado com uma faca, por exemplo, muita gente acaba ferida porque se assusta, levanta a mão rapidamente e o bandido acha que é reação. Isso também é trabalhado no curso", adiantou o instrutor. "Se a pessoa souber como funciona um revólver vai ter mais facilidade até para lidar com o assaltante."
As técnicas valem para homens e mulheres, mas segundo o assessor de Esportes e Eventos da FEL, Sandro Henrique Moreira dos Santos, o foco principal são as mulheres, consideradas mais vulneráveis às ações de criminosos. "Elas vão ter uma noção básica de defesa pessoal contra agarramentos pelo cabelo e tronco e estrangulamentos. É um workshop onde o participante aprenderá as noções básicas, como postura de braço e posição das mãos."
Mestre Lima lembra que para por em prática as técnicas de defesa pessoal é preciso força, agilidade e saber calcular o tempo de reação, o que só é adquirido com treinamento constante. "A defesa pessoal não é como a arte marcial, que tem regras. Na defesa pessoal vale dedo no olho, mordida, soco, vale tudo. É sobrevivência urbana."
O curso é gratuito, tem duração de três horas, das 18h30 às 21h30, e são 120 vagas disponíveis para homens e mulheres com idade acima de 18 anos. As inscrições devem ser feitas por e-mail, no endereço [email protected]. Os interessados devem enviar nome completo, telefone e endereço de e-mail para contato. A FEL fica no Ginásio de Esportes Moringão, na Rua Gomes Carneiro, 315, no Jardim Boa Vista.