Nos últimos 15 dias, moradores de pelo menos seis bairros periféricos de Sertanópolis (40 km de Londrina) estão convivendo com o fornecimento irregular de água, afetando a rotina da população durante boa parte do dia. Segundo os reclamantes, a distribuição transcorre normalmente até o início da manhã, mas é interrompida até a chegada da noite.

O administrador de fazendas Nilton Evangelista, que mora no centro de Sertanópolis, contou que não foi afetado pela falta de água, mas teve que ouvir a reclamação massiva de amigos e familiares. "Depois das oito da manhã, as torneiras ficam secas até sete horas da noite. A gente sabe que o problema é antigo, mas do jeito que está não dá mais", pontuou.

Prefeito garantiu que problema será resolvido até o final do ano com a construção de uma nova estação de tratamento
Prefeito garantiu que problema será resolvido até o final do ano com a construção de uma nova estação de tratamento | Foto: Reprodução/SAAE Sertanópolis



Segundo Evangelista, um abaixo-assinado foi entregue aos vereadores para que a Câmara cobre alguma providência. Uma empresária ouvida pela reportagem, que preferiu não se identificar, explicou que a ausência de água no último sábado (16) prejudicou a renda de seu comércio. "Preciso atender meus clientes, lavar a loja, mas não consegui. É uma situação complicada", observou.

O prefeito de Sertanópolis, Tide Balzanelo (PDT), estipulou uma data para resolver o impasse. "Até dezembro, garanto que a nova estação da SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) ficará pronta. A obra já foi licitada. Agora é aguardar a conclusão", disse. Conforme o gestor, os trabalhos custarão R$ 1 milhão e 200 mil.

Até lá, Balzanelo espera construir um poço próximo à Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) para retomar a distribuição de água à regularidade. Segundo o prefeito, o serviço repassaria até 10 mil litros por hora para os sertanopolenses afetados