Curitiba

Arquivo FolhaAvaliaTécnicos da Sanepar avaliam as condições de operação do Aquífero Karst, que é alvo de polêmica em Colombo porque estaria causando prejuízos ambientaisO calor dos últimos dias e o impasse na utilização do Aquífero Karst estão prejudicando o abastecimento de água de pelo menos 40 mil moradores de Colombo e alguns bairros da região norte de Curitiba - como Santa Cândida e Boa Vista.
Segundo o gerente de operações da Sanepar, Pedro Augusto Mikowski, o problema só deve ser solucionado quando a Justiça autorizar a exploração do Karst. A Prefeitura de Colombo (onde fica o aquífero) entrou com uma ação e conseguiu liminar impedindo a exploração, alegando prejuízos ambientais para o município. A Sanepar espera conseguir a suspensão da liminar até o final desta semana.
Por enquanto, os bairros de Colombo voltaram a ser abastecidos pelo sistema de Curitiba, mas a produção não é suficiente para atender a demanda. A falta de água atinge as regiões da Rodovia da Uva, São Gabriel, Monza, Jardim Osasco, Jardim Curitiba, Roça Grande, Santa Tereza, Jardim Mediterrâneo, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Guaraituba e Vila Guarani. Ontem, o caminhão-pipa da prefeitura abasteceu cinco creches da cidade.
Os moradores já fizeram várias reclamações e estão questionando as explicações da Sanepar. ‘‘Sempre tivemos falta de água, mas não com tanto racionamento. O velho problema da estiagem não pode ter um nome diferente só porque existe uma ação judicial contra a exploração do Karst’’, observa o assessor de imprensa da prefeitura, Osni Mendes.
Região norte - Como a água que vai para Colombo sai do Reservatório Santa Cândida, o fornecimento para os bairros da região norte de Curitiba também fica prejudicado. Segundo o gerente de operações da Sanepar, o problema é maior das 10h às 18h, quando o consumo de água é maior. As altas temperaturas e o consequente aumento no consumo de água contribuem para as dificuldades no abastecimento.
De acordo com a Sanepar, nas demais regiões de Curitiba o abastecimento está normalizado, com exceção de algumas áreas que passam por serviços de manutenção.
Atualmente, a produção média de água na cidade é de 6,2 mil litros por segundo, provenientes das estações de Iguaçu, Tarumã e Passaúna. A Sanepar atende os municípios de Curitiba, Pinhais e parte de São José dos Pinhais, Colombo, Almirante Tamandaré e Araucária. Em um ano, deve entrar em funcionamento a represa do Rio Iraí, com uma nova estação de tratamento (capacitada para produzir 2 mil litros na primeira fase).