Ney de SouzaJosadaque Evangelista, diretor da Foznet, teme prejuízos financeiros caso o problema não seja resolvidoProblemas na transmissão de dados por linha telefônica, que vêm sendo registrados em Foz do Iguaçu desde a quarta-feira da semana passada, estão causando prejuízos e transtornos a usuários do sistema na cidade. O gerente regional da Telepar, responsável pelo sistema, Elpídio Costa, afirmou ontem à tarde que desconhecia a existência de problemas.
A Foznet, uma das duas empresas provedoras de acesso à Internet (a rede mundial de computadores), recebe desde quarta-feira uma média de cinco ligações por hora de usuários que enfrentam dificuldades para fazer a conexão ou para mantê-la. ‘‘Geralmente a linha cai ou ocorre a desconexão durante o processo’’, explicou o diretor da empresa, Josadaque Evangelista.
‘‘Isso acaba desgastando nossa imagem perante os usuários. Eles têm reclamado e muitas vezes não acreditam que o problema é da Telepar’’, reclamou. Evangelista acredita que, se as deficiências não forem resolvidas em pouco tempo, elas podem causar prejuízos financeiros à Foznet.
Além de usuários da Internet, as falhas na transmissão de dados por linha telefônica prejudicaram a divulgação de um dos principais eventos realizados este ano em Foz do Iguaçu: o amistoso de futsal entre a Seleção Brasileira - pentacampeã mundial - e a Seleção Sul-Americana. As fotos do jogo, que teve transmissão ao vivo pela Rede Globo, não puderam ser enviadas pela Internet para jornais de todo o País.
‘‘Já tínhamos acertado passar essas fotos para os jornais, mas isso não foi possível. Por causa do problema, vamos ter prejuízos financeiros porque contratamos fotógrafo e o nome dos patrocinadores do amistoso, colocados em placas no ginásio de esportes, acabaram não aparecendo na mídia’’, disse, por telefone, do Rio de Janeiro, o assessor da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, Alexandre Castelo Branco.
De 27 de setembro a 5 de outubro, a região de Foz sediará os Jogos Mundiais da Natureza. A competição deverá reunir atletas de 55 países e dezenas de jornalistas de todo o mundo.
Ontem à tarde, o gerente da Telepar, Elpídio Costa, afirmou que iria conversar com funcionários da área técnica para saber o que estava acontecendo. Ele prometeu dar entrevista hoje para falar sobre o problema.
Segundo o diretor da Foznet, a informação obtida na Telepar é que as falhas na transmissão de dados estão ocorrendo devido à troca dos sistemas de transmissão de algumas centrais telefônicas da cidade. O sistema estão passando de analógico para digital. O objetivo do sistema digital é dar mais qualidade e velocidade na transmissão de dados.