Antônio Winkert Souza, que foi promotor de justiça de Londrina entre 1992 e 2004, atuando na área criminal, cível e defesa da saúde do trabalhador, lança neste sábado (24) o livro Olavo Godoy — A História e o Drama do Guardião da Mata.

O ex-promotor teve uma inusitada experiência investigativa no ano de 1996, em que eram supostas vítimas os trabalhadores rurais da Fazenda Santa Helena e também o pioneiro Olavo Godoy, personagem conhecido como o "Guardião da Mata". Através dessa atuação funcional, Winkert passou a melhor conhecer a história do conhecido pioneiro, especialmente sua luta para a preservação da mata, transformada, a partir de 1989, em Parque Estadual Mata dos Godoy.

O roteiro final, que projeta o Ministério Público em parte dos acontecimentos, é marcado por surpreendentes desdobramentos jurídicos, segundo o autor. "Os fatos são reais, mas parecem ser obra de ficção", afirma Winkert.

Segundo o autor, desde 1996 essa fascinante história o vem provocando: "você tem que fazer um registro público. Essa história não pode ficar escondida nos escaninhos da memória de seus descendentes, parentes próximos ou amigos".

SERVIÇO - O livro Olavo Godoy — A História e o Drama do Guardião da Mata será lançado no dia 24 de setembro, às 9h30, na sede do Ministério Público em Londrina - Rua Capitão Pedro Rufino, 605, próximo à esquina com a Avenida Duque de Caxias