Imagem ilustrativa da imagem ‘Eu e minha aposentadoria’ é tema de oficina
| Foto: Shutterstock
Idosos serão orientados sobre como organizar a vida financeira



Com a finalidade de auxiliar os idosos aposentados a reduzir o endividamento, entendendo sua condição financeira e conquistando uma aposentadoria tranquila, a Secretaria Municipal do Idoso abriu inscrições para oficinas gratuitas de Educação Financeira. A participação é aberta aos aposentados com renda até dois salários mínimos, e que tenham idade igual ou superior a 60 anos. O tema das oficinas é "Eu e minha aposentadoria – organizando a vida financeira". As vagas são limitadas.

Através das oficinas, os idosos serão orientados sobre como conquistar melhorias em sua condição de vida através do bom uso da aposentadoria. Os participantes irão receber informações e conhecer o uso de ferramentas que facilitem mudanças de comportamento financeiro. Será também uma oportunidade para trocas de experiências e reflexões para uma vida financeira saudável.

Segundo a assistente social dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs), Ana Karina Anduchuka, as oficinas são um trabalho preventivo que vêm ao encontro da demanda observada junto aos idosos. "Eles recebem constantemente uma grande oferta de empréstimos consignados, e em alguns casos para atender a pedidos da família, sem que o próprio idoso tenha necessidade desse dinheiro. Só que isso acaba por endividar a pessoa, e nas oficinas eles serão orientados a fazer a escolha correta com as finanças. Também iremos reforçar a questão dos órgãos de proteção do consumidor, e quais os direitos e deveres dos idosos conforme a legislação", frisou.

As oficinas de Educação Financeira são realizadas em parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF – Brasil). Os encontros serão realizados a partir do dia 15 de agosto, nos CCIs das zonas leste (Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz, fone 3375-0307) e oeste (Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes, fone é 3375-0334).