Maringá - Consultores contratados pela Agência Nacional de Águas (ANA) se reuniram ontem com técnicos da Sanepar para discutir a elaboração do Atlas do Saneamento da Região Metropolitana de Maringá. De acordo com o engenheiro e consultor Luiz Carlos Petelinkar, a intenção da ANA é criar um banco de dados dos recursos hídricos e dos sistemas de água e esgoto dos municípios da Região Sul do país, que sirva como referência para todo o Brasil.
Petelinkar explica que o levantamento irá detalhar as condições dos sistemas de saneamento e será utilizado como parâmetro de estudos até 2025. ''Ele vai permitir a identificação de possíveis deficiências e das principais alternativas técnicas, além de ações de gestão que garantam o atendimento das futuras demandas para abastecimento na região'', destaca.
A ANA elabora no Paraná, neste primeiro momento, o mapeamento do saneamento apenas nas regiões metropolitanas de Curitiba, Londrina e Maringá. Em breve, a Agência deverá realizar este trabalho em outras regiões do Estado. Os estudos serão concluídos nos próximos meses e estarão à disposição para consulta a partir de julho.